Artigos e Publicações

Andersen Ballão propaga a arte paranaense

Andersen Ballão propaga a arte paranaense

Publicado em 07/01/2020

Telas de Alfredo Andersen que decoram o escritório compõem exposição em homenagem ao artista no Rio de Janeiro e em Santa Catarina

Quem visita o escritório Andersen Ballão Advocacia percebe logo de início a valorização das artes plásticas na decoração dos ambientes. Entre as obras expostas nas diversas salas da ABA, sempre receberam especial destaque as telas do artista norueguês Alfredo Andersen. O pai do impressionismo brasileiro é também bisavô do sócio-fundador do escritório, Wilson José Andersen Ballão. Reconhecidos por sua importância história, em outubro os quadros do escritório foram emprestados para compor uma rica exposição que tem viajado o Brasil.

Ao todo, são 55 telas de Alfredo Andersen cedidas por seis colecionadores e oito instituições para formar a exposição “Andersen volta ao Rio” (que ficou em cartaz no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro até 6 de outubro e que seguiu para Florianópolis no dia 14). O escritório Andersen Ballão emprestou para a mostra obras importantes, como “Paisagem de Kristiansand” (um retrato da terra natal do artista), ”Queimada” (paisagem típica brasileira de 1904) e “Gloriosos Campos” (de 1923).

A iniciativa das exposições itinerantes veio da Sociedade dos Amigos Alfredo Andersen, entidade da qual Wilson José Andersen Ballão é fundador e atual presidente. A ação também conta com a parceria do Consulado Geral da Noruega e do Museu Alfredo Andersen. A mostra tem a curadoria da artista plástica Amarílis Puppi.

Alfredo Andersen foi responsável pela formação de uma geração de pintores brasileiros entre 1892 e 1935. Retratou com singularidade melancólica personalidades, paisagens e cenas do cotidiano local afetado pela luminosidade das terras tropicais. “Trata-se de um artista que nos legou obras que transcendem fronteiras. A exposição das obras de Andersen pelo Brasil propicia a visão da importância desse artista para a formação da cultura estética pátria”, destaca Amarílis.

Serviço
Exposição Andersen em Florianópolis
Local: Museu de Arte de Santa Catarina
Endereço: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Florianópolis
Período: de 14 de outubro a 1º de dezembro
Custo: entrada franca.
Mais informações: (48) 3953-2322

Matérias Relacionadas

Fórum Global e Crise no Rio Grande do Sul evidenciam…

Especialistas Reforçam Importância da Ação Coletiva e da Filantropia na Adaptação às Mudanças Climáticas. O F20 Climate Solutions Forum (CSF) 2024 reuniu líderes globais para…

Leia mais

Inteligência Artificial no Trabalho: O Equilíbrio Sutil entre Inovação e…

Limites Éticos e Jurídicos da Utilização de Inteligência Artificial pelos Empregados. Nos últimos anos, a ascensão da Inteligência Artificial (IA) tem transformado significativamente diversos aspectos…

Leia mais

Inovação Jurídica no IDD Summit 2024

Advogados da ABA palestraram sobre restituição de créditos vinculados ao investimento em inovação tecnológica e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A Andersen…

Leia mais