
Comprovação de dispêndios do programa Rota 2030 é postergada
Publicado em 30/11/2020
Saiba a importância da adequação dos dados para garantir esse benefício fiscal destinado ao setor automotivo
Um dos programas de incentivo fiscal mais úteis ao empresariado brasileiro, porém um tanto complexo nos detalhes de sua execução, o Rota 2030 exige a comprovação de dispêndios até 31 de dezembro deste ano. A data original foi postergada pela portaria nº 363/2020, que concedeu seis meses a mais aos contribuintes.
Para o adequado aproveitamento do benefício, é necessário que as empresas do ramo automotivo realizem o preenchimento minucioso de informações. “Quanto mais organizados e detalhados os dados a serem prestados, maiores as chances de aprovação dos projetos”, explica o advogado Amauri Melo, do Departamento Tributário da Andersen Ballão Advocacia.
“A integração entre as equipes de engenharia, financeira e fiscal é fundamental. Para isso, os próprios Anexos que integram a Portaria Interministerial n.º 3.852/2020 são uma referência para a melhor forma de preenchimento do formulário eletrônico. Analisar os termos da Portaria com atenção e contar com assistência técnica especializada podem auxiliar muito na prestação das informações”, garante o especialista tributário.
Com a pandemia e a crise subsequente, o cenário econômico atual e futuro é extremamente desafiador para o segmento automotivo. “O ROTA 2030 surge como uma alternativa para auxílio financeiro às empresas, pois pode gerar relevante economia tributária. Para isso, é importante que o contribuinte preste informações com qualidade às autoridades, aumentando as chances de aprovação dos projetos,” destaca o advogado.
Matérias Relacionadas

Exigência de visto para cidadãos americanos, canadenses e australianos
Em 10 de abril de 2025, entrou em vigor o Decreto nº 11.515 de 2023, que prevê a revogação da dispensa de visto de visita…
Leia mais
Empresas e contribuintes podem transformar o pagamento do IR em…
Fundos sociais e projetos culturais ou desportivos podem receber recursos pelo direcionamento de imposto devido Cumprir com obrigações fiscais, como o pagamento do imposto…
Leia mais
Empresas ganham mais liberdade para pactuar juros
Nova norma afasta restrições históricas sobre as taxas em operações privadas, mas exige revisão criteriosa de contratos e políticas de crédito A Lei 14.905/2024,…
Leia mais