Artigos e Publicações

Conheça mais sobre a atuação do Departamento Trabalhista da Andersen Ballão

Publicado em 06/07/2023

Com mais de 20 anos de experiência, o Departamento Trabalhista do ABA atua em quatro frentes atendendo integralmente as necessidades dos clientes

Conhecer e instruir os clientes sobre o cumprimento da legislação trabalhista e normas decorrentes de acordos e convenções coletivas, bem como atuar em litígios trabalhistas são funções prestadas pelo Departamento Trabalhista do escritório Andersen Ballão Advocacia há mais de 20 anos. Essa experiência oferece uma vantagem estratégica para seus clientes frente aos desafios atuais da área de recursos humanos das empresas.

Para Edson Hauagge, sócio coordenador do Departamento Trabalhista da ABA, as questões trabalhistas permanecem sendo ano após ano um assunto para o qual as empresas precisam dedicar atenção. “Tivemos mudanças que vieram com a Reforma Trabalhista que trouxeram novas abordagens sobre a legislação. A pandemia também alterou muito as relações de trabalho. É preciso que as empresas estejam amparadas adequadamente para que evitem problemas”, comenta.

Estruturado a partir do entendimento das melhores práticas no segmento trabalhista e das demandas apresentadas pelos clientes, o Departamento Trabalhista, segundo Edson, tem como um de seus grandes diferenciais o entendimento do modelo de negócios de cada cliente. “A Andersen Ballão tem como característica um trabalho muito próximo ao cliente, o que nos possibilita prestar um serviço adequado e ter muita agilidade na resposta”, completa.

Estruturado em focos de atuação, o Departamento Trabalhista divide-se em quatro grandes frentes: negociações sindicais, contencioso, consultoria e auditoria. Vamos conhecer cada uma delas?

Negociações sindicais:

O advogado trabalhista tem um papel fundamental nas negociações entre empresas e entidades sindicais. Sua atuação vai muito além de relatar o que pode ou não ser negociado em um acordo coletivo. O conhecimento do funcionamento das negociações e o bom relacionamento com os sindicados é essencial para o sucesso das tratativas.

O diferencial da equipe trabalhista do Andersen Ballão é a experiência de mais de 20 anos de atuação nessa área. “Temos um excelente relacionamento com os sindicatos, pois respeitamos a seriedade do trabalho que eles prestam. Isso facilita muito a comunicação durante a negociação e dá o aval que um escritório de advocacia precisa para participar desse tipo de procedimento”, explica o coordenador.

Consultoria Trabalhista

Consultoria é a chave para a empresa que quer diminuir ao mínimo possível os casos contenciosos. Um trabalho forte na hora de elaborar o contrato de trabalho, na construção dos acordos coletivos, no acompanhamento constante da aplicação da legislação, tornam as reclamações trabalhistas menos constantes. O Brasil é um dos recordistas mundiais em número de ações trabalhistas. Daí  a necessidade de ser atendido por uma consultoria preventiva nessa área.

Segundo Edson, o diferencial da equipe é o conhecimento do modelo de negócio da empresa e a agilidade na resposta aos clientes. “Nossas consultas são, na medida do possível, respondidas no mesmo dia em que são formuladas”, destaca.

Auditoria trabalhista

“Ao longo da nossa experiência dividimos a auditoria trabalhista em 13 áreas sobre as quais buscamos um diagnóstico para o cliente”, explica Edson. Entre essas áreas estão: o processo admissional, folha de pagamento, contrato de trabalho, jornada de trabalho, cotas de aprendiz e PCDs, questões sindicais, rescisões e terceirização. Também são objeto de análise questões administrativas, ou seja, autos de infração lavrados pelo Ministério do Trabalho e procedimentos existentes junto ao Ministério Público do Trabalho.

“Com base em todas as verificações fazemos um diagnóstico preciso. O resultado traz indicações de providências necessárias que podem ir desde a elaboração de novos modelos de contrato de trabalho, ajustes de jornada, negociação sindical, elaboração de novas políticas internas e assim por diante”, esclarece o coordenador do Departamento Trabalhista.

Contencioso trabalhista

O escritório também atua na área contenciosa, ou seja, na defesa dos clientes em reclamatórias trabalhistas, defendendo os interesses das empresas e dando soluções adequadas para cada situação, independente da complexidade das relações envolvidas.

Pessoas são a alma das empresas. Porém as relações trabalhistas também geralmente são vistas como conflituosas e que despendem muitos recursos financeiros. A atuação do Departamento Trabalhista colabora para mudar essa realidade nas empresas, reduzindo custos e melhorando a cultura organizacional.

Confira na próxima edição informações a respeito do departamento Tributário.

Matérias Relacionadas

Entenda os efeitos da nova Lei de Igualdade salarial para…

Organizações precisam se adequar a novas regras de transparência e igualdade salarial para evitar multas de até 10 vezes o salário devido ao empregado ou…

Leia mais

STF confirma saída do Brasil da Convenção 158 da OIT

Decisão histórica não modifica relações de trabalho quanto a demissões sem justa causa Após 25 anos de discussão, finalmente o no Supremo Tribunal Federal (STF)…

Leia mais

Assista aqui às palestras organizadas por ABA e Vilela Vianna…

Escritórios uniram forças para levar conhecimentos técnicos ao mercado Empresas de todos os ramos e portes vivenciam uma realidade em comum: casos de afastamento de…

Leia mais