Artigos e Publicações

Conheça um pouco mais da atuação internacional da Andersen Ballão Advocacia

Publicado em 03/11/2023

Desde a sua fundação, a atuação internacional é um dos pontos fortes da ABA. Saiba mais dos serviços prestados na área do Direito Internacional e um dos advogados atuantes, Marco Zorzi.

Para entender o presente, vale a pena lembrar um pouco da história e as origens da Andersen Ballão Advocacia. Em 1979, quando foi fundada pelo advogado Dr. Wilson José Andersen Ballão, o objetivo era prestar serviços jurídicos de alta qualidade, inicialmente na área do Direito Internacional e Marítimo. De lá para cá, a banca cresceu e tem sido constantemente reconhecida pela excelência de serviços prestados em diversas áreas do direito. Mas o atendimento a clientes internacionais permanece se destacando e colaborando de forma essencial para a economia paranaense e brasileira.

Atualmente, um dos advogados que atuam nesse ramo é Marco Zorzi, dono de uma carreira internacional e multicultural sólida e que agrega experiência ao escritório. Zorzi é nascido na Itália, formado em direito pela Universidade Luigi Bocconi, em Milão, e inscrito como advogado perante as autoridades italianas. “Foi durante os anos de faculdade que pude entender que o advogado pode ir além do perfil tradicional. Pode ousar, arriscar e chegar mais longe graças a um bom networking aliado a ótimos resultados acadêmicos”, conta.

Com o espírito aberto a novas possibilidades, Marco Zorzi entrou em contato pela primeira vez com a Andersen Ballão Advocacia, através de um pequeno escritório boutique na Alemanha. O contato virou networking e então veio o convite para um estágio no Brasil, e o que era para durar seis meses durou um ano e meio. Mas a experiência internacional só ficou completa após Zorzi cursar o mestrado em Direito e Tecnologia na Universidade da Califórnia, Berkeley. “Na Califórnia trabalhei em uma startup voltada para a educação, que tinha sedes no Brasil e na Europa. Uma importante experiência e um contato que faço questão de manter frequente”, relata Marco.

Para atuar no Brasil como advogado, Marco Zorzi teve o diploma em direito revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ e em seguida foi aprovado no exame geral da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB. Uma trajetória batalhada durante a pandemia com muito esforço e determinação. Hoje, Zorzi atua com o Direito Internacional em duas frentes: uma delas,  de forma transversal entre os Departamentos, consiste na implementação da Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD, em empresas internacionais e nacionais, utilizando da experiência adquirida no exterior sobre Leis de Proteção de Dados de outros países.

Outra frente de atuação se desenvolve  em nosso Departamento Corporativo, prestando serviço a empresas estrangeiras que tem interesses no Brasil, na criação de filiais ou subsidiárias. “Nós ajudamos as empresas a chegarem ao Brasil fazendo a coisa certa desde o início, facilitando os processos e entendendo a legislação do país”, explica. Marco ressalta o background da Andersen Ballão Advocacia na área internacional. “A ABA oferece a possibilidade do atendimento em muitos idiomas além de ter um histórico sólido de atendimento às empresas internacionais. Para mim é especialmente gratificante colaborar com empresas europeias e Italianas, para que venham atuar aqui no Brasil”, compartilha.

Outro ponto importante lembrado pelo advogado é que a Andersen Ballão possui muitas conexões com empresas e profissionais em outros países, podendo oferecer ótimas referências para empresas interessadas em atuar na Europa, por exemplo.

É graças a profissionais multiculturais como Marco Zorzi, entre outros, que a Andersen Ballão Advocacia continua sendo uma referência no Direito Internacional no Brasil, ajudando o país a receber investimentos relevantes para o desenvolvimento do país.

Matérias Relacionadas

Tire suas dúvidas sobre o mercado de carbono no Brasil

O uso estratégico do mercado de carbono desponta como uma peça fundamental para o Brasil. Com todo o seu patrimônio ambiental e imensidão territorial, o…

Leia mais

STJ admite creditamento do ICMS sobre materiais intermediários que não…

No último dia 11 de outubro de 2023, a 1ª Seção do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ao analisar o EAREsp n.º 1.775.781/SP, reconheceu, por…

Leia mais

Sabia mais sobre os novos sócios coordenadores do Departamento Tributário…

Em março, os advogados Ariel Palmeira, Barbara das Neves e Mariana Apgáua foram promovidos a sócios coordenadores do Departamento Tributário da ABA. Eles já estão…

Leia mais