Conheça um pouco mais da atuação internacional da Andersen Ballão Advocacia - Andersen Ballão Advocacia

Artigos e Publicações

Conheça um pouco mais da atuação internacional da Andersen Ballão Advocacia

Publicado em 03/11/2023

Desde a sua fundação, a atuação internacional é um dos pontos fortes da ABA. Saiba mais dos serviços prestados na área do Direito Internacional e um dos advogados atuantes, Marco Zorzi.

Para entender o presente, vale a pena lembrar um pouco da história e as origens da Andersen Ballão Advocacia. Em 1979, quando foi fundada pelo advogado Dr. Wilson José Andersen Ballão, o objetivo era prestar serviços jurídicos de alta qualidade, inicialmente na área do Direito Internacional e Marítimo. De lá para cá, a banca cresceu e tem sido constantemente reconhecida pela excelência de serviços prestados em diversas áreas do direito. Mas o atendimento a clientes internacionais permanece se destacando e colaborando de forma essencial para a economia paranaense e brasileira.

Atualmente, um dos advogados que atuam nesse ramo é Marco Zorzi, dono de uma carreira internacional e multicultural sólida e que agrega experiência ao escritório. Zorzi é nascido na Itália, formado em direito pela Universidade Luigi Bocconi, em Milão, e inscrito como advogado perante as autoridades italianas. “Foi durante os anos de faculdade que pude entender que o advogado pode ir além do perfil tradicional. Pode ousar, arriscar e chegar mais longe graças a um bom networking aliado a ótimos resultados acadêmicos”, conta.

Com o espírito aberto a novas possibilidades, Marco Zorzi entrou em contato pela primeira vez com a Andersen Ballão Advocacia, através de um pequeno escritório boutique na Alemanha. O contato virou networking e então veio o convite para um estágio no Brasil, e o que era para durar seis meses durou um ano e meio. Mas a experiência internacional só ficou completa após Zorzi cursar o mestrado em Direito e Tecnologia na Universidade da Califórnia, Berkeley. “Na Califórnia trabalhei em uma startup voltada para a educação, que tinha sedes no Brasil e na Europa. Uma importante experiência e um contato que faço questão de manter frequente”, relata Marco.

Para atuar no Brasil como advogado, Marco Zorzi teve o diploma em direito revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ e em seguida foi aprovado no exame geral da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB. Uma trajetória batalhada durante a pandemia com muito esforço e determinação. Hoje, Zorzi atua com o Direito Internacional em duas frentes: uma delas,  de forma transversal entre os Departamentos, consiste na implementação da Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD, em empresas internacionais e nacionais, utilizando da experiência adquirida no exterior sobre Leis de Proteção de Dados de outros países.

Outra frente de atuação se desenvolve  em nosso Departamento Corporativo, prestando serviço a empresas estrangeiras que tem interesses no Brasil, na criação de filiais ou subsidiárias. “Nós ajudamos as empresas a chegarem ao Brasil fazendo a coisa certa desde o início, facilitando os processos e entendendo a legislação do país”, explica. Marco ressalta o background da Andersen Ballão Advocacia na área internacional. “A ABA oferece a possibilidade do atendimento em muitos idiomas além de ter um histórico sólido de atendimento às empresas internacionais. Para mim é especialmente gratificante colaborar com empresas europeias e Italianas, para que venham atuar aqui no Brasil”, compartilha.

Outro ponto importante lembrado pelo advogado é que a Andersen Ballão possui muitas conexões com empresas e profissionais em outros países, podendo oferecer ótimas referências para empresas interessadas em atuar na Europa, por exemplo.

É graças a profissionais multiculturais como Marco Zorzi, entre outros, que a Andersen Ballão Advocacia continua sendo uma referência no Direito Internacional no Brasil, ajudando o país a receber investimentos relevantes para o desenvolvimento do país.

Matérias Relacionadas

Fórum Global e Crise no Rio Grande do Sul evidenciam…

Especialistas Reforçam Importância da Ação Coletiva e da Filantropia na Adaptação às Mudanças Climáticas. O F20 Climate Solutions Forum (CSF) 2024 reuniu líderes globais para…

Leia mais

Inteligência Artificial no Trabalho: O Equilíbrio Sutil entre Inovação e…

Limites Éticos e Jurídicos da Utilização de Inteligência Artificial pelos Empregados. Nos últimos anos, a ascensão da Inteligência Artificial (IA) tem transformado significativamente diversos aspectos…

Leia mais

Inovação Jurídica no IDD Summit 2024

Advogados da ABA palestraram sobre restituição de créditos vinculados ao investimento em inovação tecnológica e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A Andersen…

Leia mais