Consultoria jurídica ajuda empresas a prevenirem riscos - Andersen Ballão Advocacia

Artigos e Publicações

Consultoria jurídica ajuda empresas a prevenirem riscos

Consultoria jurídica ajuda empresas a prevenirem riscos

Publicado em 12/02/2020

Contratos sociais mal redigidos, uma proliferação de processos trabalhistas e um planejamento tributário ineficaz são alguns exemplos de problemas enfrentados pelas empresas que negligenciam a consultoria jurídica, serviço que oferece aos empreendedores uma análise ampla de questões tributárias, trabalhistas e contratuais do negócio, entre outras.

Seja para empresas nascentes ou em qualquer processo de transição, a prática se mostra a melhor opção para evitar gastos excessivos ou até o fechamento do negócio, problema que vitimou mais de 300 mil empresas de 2014 a 2017, de acordo com o estudo Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, realizado pelo IBGE.

Independentemente do ramo de atividade empresarial, a consultoria traz um apoio fundamental para a tomada de decisões. Na prestação dessa atividade, a Andersen Ballão Advocacia (ABA) oferece sua expertise de 40 anos no mercado brasileiro e internacional. “Essa é a única forma para o empreendedor ter certeza de receber orientação jurídica correta e avaliar de forma ampla quais medidas devem ou não ser adotadas”, explica o gerente jurídico da ABA, Gil Justen.

No caso de negócios inovadores, exige-se um cuidado ainda maior para que as orientações sigam as particularidades do setor em questão. Outra atenção necessária é quanto à experiência do profissional, que deve ser advogado habilitado.

“Profissionais de outras áreas podem colaborar com informações técnicas sobre determinados aspectos da atividade econômica, mas a análise e interpretação da legislação é atividade exclusiva de advogados”, salienta Justen.

Multiareas

Um grande trunfo do empresário é contar com um escritório multidisciplinar para receber uma consultoria jurídica completa. Isso porque uma consulta simples, que busque otimizar gastos em uma determinada área, pode acabar esbarrando em outra, o que só amplia o problema.

Para ilustrar, o advogado sugere um caso hipotético: “Podemos pensar em uma empresa que deseja incluir uma nova atividade em seu objeto social para solucionar questões tributárias. Essa providência pode trazer impacto no enquadramento sindical e alterar as regras de direito coletivo do trabalho aplicáveis ao quadro de pessoal, gerando dificuldades de natureza trabalhista”.

Esse tipo de preocupação pode ser evitada com o trabalho de uma equipe jurídica interdisciplinar e bem entrosada, que consiga trazer soluções jurídicas harmônicas e adequadas a cada caso.

Matérias Relacionadas

Fórum Global e Crise no Rio Grande do Sul evidenciam…

Especialistas Reforçam Importância da Ação Coletiva e da Filantropia na Adaptação às Mudanças Climáticas. O F20 Climate Solutions Forum (CSF) 2024 reuniu líderes globais para…

Leia mais

Inteligência Artificial no Trabalho: O Equilíbrio Sutil entre Inovação e…

Limites Éticos e Jurídicos da Utilização de Inteligência Artificial pelos Empregados. Nos últimos anos, a ascensão da Inteligência Artificial (IA) tem transformado significativamente diversos aspectos…

Leia mais

Inovação Jurídica no IDD Summit 2024

Advogados da ABA palestraram sobre restituição de créditos vinculados ao investimento em inovação tecnológica e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A Andersen…

Leia mais