Artigos e Publicações

Curadoria legal: auxílio indispensável nas exposições artísticas

Curadoria legal: auxílio indispensável nas exposições artísticas

Publicado em 07/01/2020

Advogada fala da importância do envolvimento jurídico em produções culturais

O Brasil apoia os mais variados estilos de exposições artísticas, desde novos talentos nacionais a grandes nomes internacionais. São pinturas, desenhos, fotografias, instalações, trabalhos em vídeo, som ou performances artísticas solo ou em grupos, que acabam por chamar a atenção para vários aspectos, inclusive o jurídico. Pode parecer incomum, mas a chamada curadoria legal é imprescindível durante todo o evento e o advogado é parte fundamental para a realização de uma exposição artística.

De acordo com Marcella Souza Carvalho, advogada e sócia do Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor da Andersen Ballão Advocacia, a curadoria legal é parte importantíssima de uma exposição, já que o advogado acompanha desde a pré-produção até o encerramento. “Na etapa de pré-produção acompanhamos os contratos com todos os fornecedores, liberação de direitos autorais, seguro das obras, alvará do local, financiamento e demais negociações prévias à inauguração. Depois também verificamos a montagem e supervisão no período de inauguração, até a avaliação detalhada do encerramento da exposição, desmontagem, cumprimentos dos contratos, transporte, prestação de contas e todas as demandas que se fizerem necessárias”, explica a advogada.

Apesar da grande maioria não imaginar que exista esse trabalho jurídico atrás de uma exposição artística, ele é parte fundamental para que ela seja realizada de forma adequada. Na verdade, o advogado é um elemento crucial para a plena desenvoltura de qualquer projeto cultural, atuando sempre em conjunto com os produtores, que serão os responsáveis pela estrutura e formatação do evento em questão, mas que necessitam de suporte jurídico adequado bem como de avaliação de riscos e segurança em cada procedimento adotado. “É uma atuação conjunta que objetiva o máximo de eficiência para que os resultados sejam aqueles esperados e não haja nenhuma surpresa desagradável. Mas, caso isso aconteça, o advogado oferecerá auxílio na busca da melhor solução”, finaliza Marcella.

Alfredo Andersen: traços e cores do Paraná

Uma das iniciativas culturais acompanhadas pela Andersen Ballão Advocacia é a exposição “Alfredo Andersen: traços e cores do Paraná”, uma parceria entre a Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, Museu Alfredo Andersen e a Itaipu Binacional. Instaurada no Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu, conta a trajetória do artista norueguês que desenvolveu sua pintura na Europa, em Paranaguá e também em Curitiba.

Estão expostos retratos, cenas de gênero, paisagens e objetos pessoais do artista, que é considerado o “pai da pintura paranaense”. A mostra permanece no local até 2 de setembro de 2018.

“Depois de mais de um século de sua chegada em terras brasileiras, trazemos Andersen e parte de sua obra, para ser vista e conhecida nesta região tão bela do país que ele adotou como seu”, comenta Wilson J. Andersen Ballão, sócio-fundador da ABA e presidente da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen.

Mais informações: ecomuseu@itaipu.gov.br
www.turismoitaipu.com.br/pt/atracoes/ecomuseu ou (45) 3520-5816.

Matérias Relacionadas

Unidos pelo Rio Grande do Sul: ABA arrecada doações para…

Solidariedade mobiliza sociedade civil e instituições privadas Empatia, solidariedade e ação têm levado milhares de pessoas a contribuir com suprimentos para as vítimas da tragédia…

Leia mais

Andersen Ballão Advocacia fortalece laços com o mercado italiano através…

A equipe especializada investe no fortalecimento das relações Brasil-Itália, visando oportunidades de negócios mútuos, e inaugura os serviços de reconhecimento judicial de cidadania italiana. A…

Leia mais

Atuação do Setor Financeiro garante satisfação do cliente

Não apenas nossa equipe jurídica, mas também nosso setor financeiro colabora para uma prestação de serviços de excelência A sinergia entre o setor financeiro e…

Leia mais