Diálogo Jurídico Brasil-Itália: Caminhos para uma Cooperação Estratégica - Andersen Ballão Advocacia

Artigos e Publicações

Diálogo Jurídico Brasil-Itália: Caminhos para uma Cooperação Estratégica

Publicado em 05/12/2024

Evento promovido pela Andersen Ballão Advocacia destacou a importância do diálogo entre os sistemas jurídicos dos dois países e as oportunidades de cooperação estratégica

O evento “Constituição, Justiça e Cultura Jurídica – Um Diálogo entre Itália e Brasil”, promovido pela Andersen Ballão Advocacia, em Curitiba, no dia 19 de novembro, contou com a participação de ilustres – personalidades, como a Professora Marta Cartabia, Presidente Emérita da Corte Constitucional Italiana e ex-Ministra da Justiça da Itália, que se conectou ao evento por meio de transmissão ao vivo diretamente da Itália. Cartabia abordou as unicidades do processo constituinte italiano, que levou à entrada em vigor da Constituição em 1948, e  afirmou a importância do compromisso como instrumento de afirmação de valores comuns entre forças políticas opostas.

O painel contou também com as contribuições do Professor Ricardo Marcelo Fonseca, Reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que destacou as interligações, acadêmicas e históricas, nas tradições jurídicas italianas e brasileiras, e do Juiz Felipe Forte Cobo, professor e juiz formador, que aprofundou o tema da consensualidade como instrumento de legitimação do agir Estatal.

A moderação do evento foi realizada por Marco Zorzi, advogado italiano responsável pelo Italian Desk da Andersen Ballão Advocacia. O evento aconteceu em italiano, com tradução simultânea para o português, a fim de fornecer maior acessibilidade para o público brasileiro presente, realizado no foyer da sede da Andersen Ballão Advocacia.

Durante a abertura, o sócio-fundador da Andersen Ballão Advocacia, Wilson José Andersen Ballão, destacou que o evento se tornou ainda mais significativo por coincidir com a comemoração dos 150 anos da imigração italiana no Brasil. A Cônsul Geral da Itália em Curitiba, Eugenia Tiziana Berti, representou o grande número de italianos residentes nos Estados do Paraná e Santa Catarina. Ela destacou o movimento de grande impacto cultural, social, econômico e de vínculos jurídicos para os dois países. Em termos de número de inscritos nos registros dos italianos residentes no exterior, o Consulado ocupa a segunda posição entre as sedes diplomáticas consulares no Brasil, a quarta na América do Sul e o décimo lugar na rede consular mundial. A Cônsul também destacou a importância das gerações mais jovens considerarem o privilégio de ter o futuro em suas mãos. Essa consciência, afirmou, representa o fruto mais nobre da memória histórica italiana e dos valores democráticos legados pelo trabalho e pelas conquistas dos antepassados.

O evento contou com o apoio institucional do Consulado Geral da Itália em Curitiba e da Câmara do Comércio Itália-Brasil no Paraná (ITALOCAM). A iniciativa reflete o compromisso da Andersen Ballão Advocacia em promover o fortalecimento das relações jurídicas internacionais, com foco na colaboração entre Brasil e Itália.

Encontros com esta qualidade ressaltam o comprometimento da Andersen Ballão Advocacia nos serviços prestados em favor das empresas italianas e europeias sediadas no Brasil, um trabalho de sensibilidade cultural, que pode tornar o Brasil e o mundo mais próximos. O encontro foi uma oportunidade para profissionais de direito de ambos os países compartilharem experiências e aprofundarem o entendimento sobre as práticas jurídicas.

 

 

Matérias Relacionadas

Eventos da ABA trazem orientações para empresários sobre inovação e…

Escritório reuniu especialistas do Brasil e do exterior para discutir tendências do mercado atual com base em legislação e jurisprudência Com o objetivo de orientar…

Leia mais

Como as empresas e entidades podem ser aliadas da Política…

PNIPI promove ação conjunta entre governo e organizações como o Instituto Princesa Benedikte para proteger o início da vida O lançamento da Política Nacional Integrada…

Leia mais

Tarifaço dos Estados Unidos evidencia a relevância de segurança jurídica…

Empresas devem ficar atentas a contratos e cláusulas robustos que tratem de estabilidade A entrada em vigor, em agosto de 2025, da tarifa de 50%…

Leia mais