
Entenda o uso da arbitragem no agronegócio brasileiro
Publicado em 20/12/2022
ABA tem advogados arbitralistas e atuação em causas nacionais e internacionais
A exportação de produtos agrícolas é uma das locomotivas da economia brasileira. No entanto, é natural que surjam divergências em alguns momentos, assim como em qualquer setor.
Uma modalidade de resolução de disputas bastante efetiva é a arbitragem, e sua inclusão nos contratos de exportação agrícola é cada vez mais frequente. “Como os compradores são internacionais, as disputas normalmente são decididas em um foro neutro, geralmente Londres, já que representa um hub da arbitragem internacional”, explica o sócio-coordenador do Departamento de Contencioso e Arbitragem da Andersen Ballão Advocacia, André Bettega D´Ávila.
A Andersen Ballão Advocacia já atuou em Câmaras de Arbitragem relacionadas ao agronegócio em Londres, como o Gafta (Grain and Feed Trade Association), a Fosfa International (Federação das Associações de Óleos, Sementes e Gorduras), onde os árbitros são em geral traders, com conhecimento da área. Em ambas, a ABA já obteve sucesso na defesa de seus clientes.
Entenda o uso da arbitragem no agronegócio brasileiro
Duas boas notícias para o setor agrícola consolidam o uso da arbitragem na solução de disputas.
A primeira decorre da reforma da Lei de Arbitragem, nº 13.129/2015, que aprimorou este método de resolução de controvérsias.
A segunda se refere à nova lei do agronegócio, nº 13.986/2020, que regulamentou vários institutos relacionados à área, tais como o fundo garantidor solidário, o patrimônio rural em afetação, as cédulas imobiliárias rurais (CIR), os certificados de depósito bancário, a subvenção econômica a produtores rurais e a cooperativas agropecuárias, as cédulas de produto rural (CPR), os títulos do agronegócio, escrituração dos aludidos títulos, bem como a subvenção econômica a empresas cerealistas.
Há Câmaras Arbitrais que já são especializadas em disputas relativas ao agronegócio, como por exemplo, a CAMAGRO – Câmara de Arbitragem do Agronegócio.
Mundo da arbitragem passa pela ABA
Com frequência, a Andersen Ballão participa de eventos ligados à arbitragem. Em dezembro, foi a vez de receber o vice-presidente da CAMARB Sul, Christian Carbajal, oportunidade em que foi possível aprofundar parcerias e conexões para 2023. O árbitro foi recebido pelo sócio André Bettega D’Ávila e pelo acadêmico Eduardo Suchodolak (na foto).
Leia mais notícias jurídicas aqui
Matérias Relacionadas

Empresas ganham mais liberdade para pactuar juros
Nova norma afasta restrições históricas sobre as taxas em operações privadas, mas exige revisão criteriosa de contratos e políticas de crédito A Lei 14.905/2024,…
Leia mais
Tema Repetitivo 929 do STJ: o consumidor deve provar má-fé…
Precedente qualificado do tribunal alerta empresas sobre adoção medidas preventivas contra erros que possam gerar prejuízos financeiros e litígios Cobranças indevidas ocorrem por uma…
Leia mais
Resolução de conflitos: essência de nosso Departamento de Contencioso e…
Conheça o departamento que atua em defesa das empresas na resolução de disputas Quando uma empresa necessita de representação em uma disputa, seja em negociação…
Leia mais