
Diálogo Jurídico Brasil-Itália: caminhos para uma cooperação estratégica
Publicado em 21/11/2024
Evento promovido pela Andersen Ballão Advocacia destaca a importância do diálogo entre os sistemas jurídicos dos dois países e as oportunidades de cooperação estratégica
O evento “Constituição, Justiça e Cultura Jurídica – Um Diálogo entre Itália e Brasil”, promovido pela Andersen Ballão Advocacia, em Curitiba, na última terça-feira, 19 de novembro, contou com a participação de ilustres -personalidades, como a Professora Marta Cartabia, Presidente Emérita da Corte Constitucional Italiana e ex-Ministra da Justiça da Itália , que se conectou ao evento por meio de transmissão ao vivo diretamente da Itália. Cartabia abordou as unicidades do processo constituinte italiano, que levou à entrada em vigor da Constituição em 1948, e que afirmou a importância do compromisso como instrumento de afirmação de valores comuns entre forças políticas opostas.
O painel contou também com as contribuições do Professor Ricardo Marcelo Fonseca, Reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que destacou as interligações, acadêmicas e históricas, nas tradições jurídicas italianas e brasileiras, e do Juiz Felipe Forte Cobo, professor e juiz formador, que aprofundou o tema da consensualidade como instrumento de legitimação do agir Estatal.
A moderação do evento foi realizada por Marco Zorzi, advogado italiano responsável pelo Italian Desk da Andersen Ballão Advocacia. O evento aconteceu em italiano, com tradução simultânea para o português, a fim de fornecer maior acessibilidade para o público brasileiro presente no evento, realizado no foyer da sede da Andersen Ballão Advocacia.
Momento histórico
Durante a abertura, o sócio-fundador da Andersen Ballão Advocacia, Wilson José Andersen Ballão, destacou que o evento se tornou ainda mais significativo por coincidir com a comemoração dos 150 anos da imigração italiana no Brasil. A Consul Geral da Itália em Curitiba, Eugenia Tiziana Berti, se fez representante do grande número de italianos residentes nos Estados do Paraná e Santa Catarina: destacou o movimento de grande impacto cultural, social, econômico e de vínculos jurídicos para os dois países. Por número de inscritos nos registros dos italianos residentes no exterior, o Consulado é a segunda sede diplomática consular no Brasil, a quarta na América do Sul e está no décimo lugar na rede consular mundial.
A Cônsul também enfatizou a importância das gerações mais jovens, considerando o privilégio de ter em suas mãos o futuro: esta consciência representa o fruto mais nobre da memória histórica italiana e dos valores democráticos herdados pelo trabalho e pelas conquistas dos nossos antepassadas.
O evento contou com o apoio institucional do Consulado Geral da Itália em Curitiba e da Câmara de Comércio Itália-Brasil no Paraná (ITALOCAM). A iniciativa reflete o compromisso da Andersen Ballão Advocacia em promover o fortalecimento das relações jurídicas internacionais, com foco na colaboração entre Brasil e Itália.
Eventos com esta qualidade permitem à Andersen Ballão acompanhar os serviços prestados em favor das empresas italianas e europeias sediadas no Brasil, um trabalho de sensibilidade cultural, que possa tornar o Brasil e o mundo mais próximos. O encontro foi uma oportunidade para profissionais de direito de ambos os países compartilharem experiências e aprofundarem o entendimento sobre as práticas jurídicas, contribuindo para o estreitamento dos laços jurídicos.
Matérias Relacionadas

Investimento social privado transforma realidades
Prática ganha força no Brasil ao alinhar impacto social, reputação empresarial e envolvimento comunitário O investimento social privado (ISP) no Brasil vem ganhando relevância como…
Leia mais
ABA promove evento sobre incentivos fiscais da Lei do Bem…
Palestra abordou as oportunidades disponíveis para empresas tributadas pelo Lucro Real A inovação é um dos principais motores para a competitividade no ambiente empresarial atual.…
Leia mais
Seguradora deve comprovar fato excludente de cobertura em indenização securitária
O caso analisado pelo STF trata de recusa de pagamento de indenização por sinistro em maquinário O debate sobre o ônus da seguradora em comprovar…
Leia mais