Exposição de Alfredo Andersen na Noruega celebra artista em sua terra natal - Andersen Ballão Advocacia

Artigos e Publicações

Exposição de Alfredo Andersen na Noruega celebra artista em sua terra natal

Publicado em 03/11/2022

Artista considerado pai da pintura paranaense, o norueguês naturalizado brasileiro Alfredo Andersen foi celebrado internacionalmente em evento na Câmara de Comércio Brasil – Noruega, em Oslo. A exposição “Brazil 200” aconteceu de 31 de outubro a 2 de novembro, com três dias de ações que marcaram os 200 anos de Independência do Brasil e os 180 de relação do país com a Noruega.

Andersen é bisavô do Dr. Wilson José Andersen Ballão, sócio fundador da Andersen Ballão Advocacia e presidente da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, entidade que preserva o patrimônio histórico e artístico do artista, além de desenvolver programas e projetos junto ao Museu Alfredo Andersen, em Curitiba.

“A permanência de Andersen no cenário artístico nacional e internacional, por meio da influência que exerceu sobre seus discípulos e as futuras gerações de artistas visuais, torna a participação nessa exposição algo em completo diálogo com a contemporaneidade”, explica a coordenadora do Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor da Andersen Ballão Advocacia, Marcella Souza.

Durante os três dias de evento, além da mostra exclusiva sobre a obra de Andersen, aconteceram workshops nas áreas de negócios, cultura, empreendedorismo, moda e sustentabilidade. Os palestrantes foram Oskar Metsavaht, fundador da marca Osklen, Peter Munck, diretor da Children At Risk Foundation – OSC (Organização da Sociedade Civil) focada em crianças em situação de vulnerabilidade social –, e a brasileira historiadora da arte Amélia Siegel Corrêa, que também atua junto à Sociedade Amigos de Alfredo Andersen e fez a palestra de abertura do evento, bem como um workshop aprofundado sobre o artista.

A exposição contou com obras do pintor produzidas tanto na Noruega quanto no Brasil, além de um vídeo-arte que apresenta um compilado robusto dos quadros de Andersen, produzido por Eliane Prolik e Larissa Schipp.

Andersen chegou ao Brasil em 1893, e as mostras internacionais, além de toda sua bagagem cultural e artística, confirmam seu nome como um dos pintores mais importantes na arte brasileira.

Matérias Relacionadas

Fórum Global e Crise no Rio Grande do Sul evidenciam…

Especialistas Reforçam Importância da Ação Coletiva e da Filantropia na Adaptação às Mudanças Climáticas. O F20 Climate Solutions Forum (CSF) 2024 reuniu líderes globais para…

Leia mais

Inteligência Artificial no Trabalho: O Equilíbrio Sutil entre Inovação e…

Limites Éticos e Jurídicos da Utilização de Inteligência Artificial pelos Empregados. Nos últimos anos, a ascensão da Inteligência Artificial (IA) tem transformado significativamente diversos aspectos…

Leia mais

Inovação Jurídica no IDD Summit 2024

Advogados da ABA palestraram sobre restituição de créditos vinculados ao investimento em inovação tecnológica e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A Andersen…

Leia mais