Exposição de Alfredo Andersen na Noruega celebra artista em sua terra natal - Andersen Ballão Advocacia

Artigos e Publicações

Exposição de Alfredo Andersen na Noruega celebra artista em sua terra natal

Publicado em 03/11/2022

Artista considerado pai da pintura paranaense, o norueguês naturalizado brasileiro Alfredo Andersen foi celebrado internacionalmente em evento na Câmara de Comércio Brasil – Noruega, em Oslo. A exposição “Brazil 200” aconteceu de 31 de outubro a 2 de novembro, com três dias de ações que marcaram os 200 anos de Independência do Brasil e os 180 de relação do país com a Noruega.

Andersen é bisavô do Dr. Wilson José Andersen Ballão, sócio fundador da Andersen Ballão Advocacia e presidente da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, entidade que preserva o patrimônio histórico e artístico do artista, além de desenvolver programas e projetos junto ao Museu Alfredo Andersen, em Curitiba.

“A permanência de Andersen no cenário artístico nacional e internacional, por meio da influência que exerceu sobre seus discípulos e as futuras gerações de artistas visuais, torna a participação nessa exposição algo em completo diálogo com a contemporaneidade”, explica a coordenadora do Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor da Andersen Ballão Advocacia, Marcella Souza.

Durante os três dias de evento, além da mostra exclusiva sobre a obra de Andersen, aconteceram workshops nas áreas de negócios, cultura, empreendedorismo, moda e sustentabilidade. Os palestrantes foram Oskar Metsavaht, fundador da marca Osklen, Peter Munck, diretor da Children At Risk Foundation – OSC (Organização da Sociedade Civil) focada em crianças em situação de vulnerabilidade social –, e a brasileira historiadora da arte Amélia Siegel Corrêa, que também atua junto à Sociedade Amigos de Alfredo Andersen e fez a palestra de abertura do evento, bem como um workshop aprofundado sobre o artista.

A exposição contou com obras do pintor produzidas tanto na Noruega quanto no Brasil, além de um vídeo-arte que apresenta um compilado robusto dos quadros de Andersen, produzido por Eliane Prolik e Larissa Schipp.

Andersen chegou ao Brasil em 1893, e as mostras internacionais, além de toda sua bagagem cultural e artística, confirmam seu nome como um dos pintores mais importantes na arte brasileira.

Matérias Relacionadas

Economia criativa avança no Brasil e exige que empresas tratem…

Setor privado pode se tornar impulsionador desse segmento por meio do compromisso com transformação econômica e social A economia criativa tem se consolidado como uma…

Leia mais

Com novas regras, declarar patrimônio no exterior exige preparo técnico…

Há mais de 20 anos, a Andersen Balão presta consultoria especializada em tributação de pessoas físicas com bens e rendimentos fora do Brasil Quem possui…

Leia mais

Mudanças na cidadania italiana serão tema de evento online com…

Evento promovido pela ABA e BMA reúne juristas e ex-deputada ítalo-brasileira para orientar descendentes diante das novas exigências da lei italiana O Brasil abriga a…

Leia mais