Artigos e Publicações

Exposição de Alfredo Andersen na Noruega celebra artista em sua terra natal

Publicado em 03/11/2022

Artista considerado pai da pintura paranaense, o norueguês naturalizado brasileiro Alfredo Andersen foi celebrado internacionalmente em evento na Câmara de Comércio Brasil – Noruega, em Oslo. A exposição “Brazil 200” aconteceu de 31 de outubro a 2 de novembro, com três dias de ações que marcaram os 200 anos de Independência do Brasil e os 180 de relação do país com a Noruega.

Andersen é bisavô do Dr. Wilson José Andersen Ballão, sócio fundador da Andersen Ballão Advocacia e presidente da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, entidade que preserva o patrimônio histórico e artístico do artista, além de desenvolver programas e projetos junto ao Museu Alfredo Andersen, em Curitiba.

“A permanência de Andersen no cenário artístico nacional e internacional, por meio da influência que exerceu sobre seus discípulos e as futuras gerações de artistas visuais, torna a participação nessa exposição algo em completo diálogo com a contemporaneidade”, explica a coordenadora do Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor da Andersen Ballão Advocacia, Marcella Souza.

Durante os três dias de evento, além da mostra exclusiva sobre a obra de Andersen, aconteceram workshops nas áreas de negócios, cultura, empreendedorismo, moda e sustentabilidade. Os palestrantes foram Oskar Metsavaht, fundador da marca Osklen, Peter Munck, diretor da Children At Risk Foundation – OSC (Organização da Sociedade Civil) focada em crianças em situação de vulnerabilidade social –, e a brasileira historiadora da arte Amélia Siegel Corrêa, que também atua junto à Sociedade Amigos de Alfredo Andersen e fez a palestra de abertura do evento, bem como um workshop aprofundado sobre o artista.

A exposição contou com obras do pintor produzidas tanto na Noruega quanto no Brasil, além de um vídeo-arte que apresenta um compilado robusto dos quadros de Andersen, produzido por Eliane Prolik e Larissa Schipp.

Andersen chegou ao Brasil em 1893, e as mostras internacionais, além de toda sua bagagem cultural e artística, confirmam seu nome como um dos pintores mais importantes na arte brasileira.

Matérias Relacionadas

Ombudsman da ABA quer dar ainda mais agilidade ao trabalho…

A ideia da atuação do ombudsman é fazer a ponte entre o advogado e o cliente quando necessário Objetivando um atendimento ainda mais personalizado e…

Leia mais

O que muda com a nova Lei sobre tributação de…

Advogado tributarista destaca que é essencial manter toda a documentação suporte, como  extratos bancários e balanços das empresas no exterior, para eventual apresentação à Receita…

Leia mais

A responsabilidade do empregador sobre atos do empregado

Apesar de ocorrer a responsabilização do empregador por ato do empregado, é possível que o empregador busque o ressarcimento por eventuais prejuízos causados pelo empregado…

Leia mais