IAOSP promove vídeos especiais da Orquestra Sinfônica no fim de ano
Publicado em 28/01/2021
Criações multimídia de 2020 encantaram público pela seleção de obras e criatividade; conheça algumas delas
Após oito meses de muita criatividade e inúmeras gravações para levar música ao público em distanciamento social, a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) dedicou-se a um especial de fim de ano que fechou com chave de ouro todo o esforço de 2020, com realização do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP). Abaixo é possível conferir o link para as obras.
O concerto de fim de ano marcou o retorno dos ensaios presenciais para 22 músicos, seguindo um rigoroso protocolo sanitário e de segurança. Em dezembro, o grupo divulgou em suas redes a obra “Oratório de Natal”, de Camille Saint-Saens. Gravado no palco do Guairão, mas sem plateia, o espetáculo utilizou 1.200 velas, distribuídas por todo o auditório. O vídeo conta ainda com participação especial da atriz Mariana Ximenes, que traz diversos poemas de artistas brasileiros relacionados ao Natal e ano novo.
“Nós todos estávamos muito ansiosos para fazer música juntos no palco novamente”, conta o maestro Stefan Geiger. “Fomos extraordinariamente produtivos e gravamos vários vídeos para chegarmos até o material que apresentamos a vocês.”
No último vídeo do ano, a opção do maestro Stefan Geiger pelo concerto virtual com a obra “Sinfonia no. 3, Opus 90”, de Johannes Brahms, divulgada no dia 31 de dezembro, simboliza o que o ano representou para a orquestra e para todos nós.
“Essa obra, na concepção do maestro Geiger, é uma das que mais se aproximam do conceito de ‘saudade’ por meio da música, sentimento que foi praticamente incontornável durante o ano de 2020”, conta o advogado do Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor da ABA, Francisco Bley.
O maestro fez questão de gravar algumas palavras antes do concerto virtual: “estamos sentindo falta dos amigos e de todo o restante. A palavra ‘saudade’ é de difícil tradução em outra língua, mas talvez a música possa expressá-la. Johannes Brahms, que nasceu na mesma cidade em que hoje eu vivo, Hamburgo, na Alemanha, compôs sua Terceira Sinfonia com muito deste sentimento de saudade e de falta.” Ele ainda finaliza: “espero que a música possa, agora, nos confortar”.
Balé, teatro e música
Ainda está disponível no canal do YouTube da OSP – até dia 5 de fevereiro – o concerto virtual “A História do Soldado”, de Igor Stravinsky. Além de sete músicos da OSP, há a interpretação de três personagens pelo ator curitibano Rodrigo Ferrarini e um solo com performance e criação da bailarina Karin Chaves.
A instrumentação original da obra, escolhida por Stravinsky há mais de um século, é de apenas sete músicos. “A História do Soldado” foi concebida no contexto da dura realidade do pós-guerra, em que o mundo passou por uma série de dificuldades, inclusive com a proliferação de doenças e de crises sanitárias generalizadas.
“É uma peça que pode conversar em diversos aspectos com o nosso período – e que contribuiu para que mantivéssemos os rígidos critérios de distanciamento social necessários neste momento”, explica Bley, que também é músico. Ao mesmo tempo, a presença de tantas linguagens no palco traz um senso de reunião e comunhão por meio da arte, como você poderá conferir no vídeo.
O texto de Charles-Ferdinand Ramuz, traduzido por Francisco Bley e pela dramaturga e diretora teatral Ana Rosa Tezza, fala de desejos inalcançáveis e de como, às vezes, demoramos para perceber que a riqueza que buscamos já está em nossa posse.
Fica esse recado do IAOSP para o nosso início de ano!
Assista aqui aos vídeos da Orquestra Sinfônica do Paraná:
Oratório de Natal: https://www.youtube.com/watch?v=0s3ev9ZQup4&t=109s
Concerto de fim de ano: https://www.youtube.com/watch?v=SPKcZNkocj4
A História do Soldado: https://www.youtube.com/watch?v=m-IQeboZRPg
Comunicação Andersen Ballão Advocacia
Matérias Relacionadas
Outubro Rosa: a luta contra o câncer de mama e…
A importância da garantia de direitos à saude da mulher e esclarecimentos no mês de conscientização do combate à doença Todo mês de outubro, o…
Leia maisEmpresas e o Terceiro Setor: um compromisso essencial para a…
Apoiar organizações da sociedade civil fortalece a filantropia corporativa e gera impacto de longo prazo Com o cenário econômico desafiador e a crescente desigualdade social…
Leia maisModernização do Código Civil e Contratos Empresariais
Adaptação Legal para Contratos Empresariais no Contexto Global Nos últimos anos, o Brasil tem buscado adaptar sua legislação para atender às demandas de um ambiente…
Leia mais