Artigos e Publicações

Imigrantes interessados na nacionalidade brasileira podem inscrever-se no CELPE-Bras, exame de proficiência em português

Publicado em 01/08/2022

Teste realizado pelo governo brasileiro é a forma mais adequada de comprovar o domínio do idioma, requisito para a naturalização

Imigrantes em busca da naturalização brasileira precisam comprovar capacidade de comunicação em língua portuguesa, mas as normas que disciplinam o processo de naturalização têm se tornado cada vez mais exigentes quanto à documentação relacionada.

Dentre os documentos aceitos, encontra-se o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras), exame oficial aplicado semestralmente no Brasil e no exterior pelo INEP, com apoio do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As inscrições para a realização do exame, no segundo semestre de 2022, já estão abertas e se estendem até o dia 6 de agosto.

As provas são realizadas em postos aplicadores, como universidades, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, entre outros. A advogada Michele Hastreiter, do Departamento Migratório da Andersen Ballão Advocacia, explica que essa é a forma mais indicada de buscar a comprovação do domínio do idioma: “Por ser um exame oficial, aplicado pelo governo brasileiro, o imigrante aprovado na prova tem a garantia de que o requisito para a obtenção da nacionalidade brasileira estará preenchido adequadamente”.

Além disso, para solicitar a nacionalidade brasileira, o imigrante deve comprovar sua capacidade civil e quatro anos de residência regular, contínua e ininterrupta no país, além da ausência de antecedentes criminais, tanto em seu país de origem como em território nacional.

SERVIÇO

Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras)

Inscrições até 6 de agosto.

http://celpebras.inep.gov.br/celpebras/preCadastro

Matérias Relacionadas

Unidos pelo Rio Grande do Sul: ABA arrecada doações para…

Solidariedade mobiliza sociedade civil e instituições privadas Empatia, solidariedade e ação têm levado milhares de pessoas a contribuir com suprimentos para as vítimas da tragédia…

Leia mais

Andersen Ballão Advocacia fortalece laços com o mercado italiano através…

A equipe especializada investe no fortalecimento das relações Brasil-Itália, visando oportunidades de negócios mútuos, e inaugura os serviços de reconhecimento judicial de cidadania italiana. A…

Leia mais

Atuação do Setor Financeiro garante satisfação do cliente

Não apenas nossa equipe jurídica, mas também nosso setor financeiro colabora para uma prestação de serviços de excelência A sinergia entre o setor financeiro e…

Leia mais