Artigos e Publicações

Imigrantes interessados na nacionalidade brasileira podem inscrever-se no CELPE-Bras, exame de proficiência em português

Publicado em 01/08/2022

Teste realizado pelo governo brasileiro é a forma mais adequada de comprovar o domínio do idioma, requisito para a naturalização

Imigrantes em busca da naturalização brasileira precisam comprovar capacidade de comunicação em língua portuguesa, mas as normas que disciplinam o processo de naturalização têm se tornado cada vez mais exigentes quanto à documentação relacionada.

Dentre os documentos aceitos, encontra-se o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras), exame oficial aplicado semestralmente no Brasil e no exterior pelo INEP, com apoio do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As inscrições para a realização do exame, no segundo semestre de 2022, já estão abertas e se estendem até o dia 6 de agosto.

As provas são realizadas em postos aplicadores, como universidades, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, entre outros. A advogada Michele Hastreiter, do Departamento Migratório da Andersen Ballão Advocacia, explica que essa é a forma mais indicada de buscar a comprovação do domínio do idioma: “Por ser um exame oficial, aplicado pelo governo brasileiro, o imigrante aprovado na prova tem a garantia de que o requisito para a obtenção da nacionalidade brasileira estará preenchido adequadamente”.

Além disso, para solicitar a nacionalidade brasileira, o imigrante deve comprovar sua capacidade civil e quatro anos de residência regular, contínua e ininterrupta no país, além da ausência de antecedentes criminais, tanto em seu país de origem como em território nacional.

SERVIÇO

Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras)

Inscrições até 6 de agosto.

http://celpebras.inep.gov.br/celpebras/preCadastro

Matérias Relacionadas

Ombudsman da ABA quer dar ainda mais agilidade ao trabalho…

A ideia da atuação do ombudsman é fazer a ponte entre o advogado e o cliente quando necessário Objetivando um atendimento ainda mais personalizado e…

Leia mais

O que muda com a nova Lei sobre tributação de…

Advogado tributarista destaca que é essencial manter toda a documentação suporte, como  extratos bancários e balanços das empresas no exterior, para eventual apresentação à Receita…

Leia mais

A responsabilidade do empregador sobre atos do empregado

Apesar de ocorrer a responsabilização do empregador por ato do empregado, é possível que o empregador busque o ressarcimento por eventuais prejuízos causados pelo empregado…

Leia mais