Imigrantes que desejem solicitar naturalização devem se inscrever para as provas do Certificado de Proficiência em Português até 6 de agosto
Publicado em 02/08/2021
A comprovação da capacidade de comunicar-se em português é um dos requisitos
Imigrantes interessados em ingressar com pedido de naturalização brasileira têm até dia 6 de agosto para se inscreverem para as provas do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O documento é fundamental para o êxito no processo de naturalização, visto que uma de suas condições é a comprovação de boa capacidade de comunicação em nosso idioma.
Outros requisitos são manter residência em território nacional por no mínimo quatro anos e não possuir condenação penal. Conforme a Lei de Migração em vigor, que data de 2017, o prazo de residência para fins de naturalização pode ser reduzido caso a pessoa tenha cônjuge ou filho brasileiro, tenha prestado serviço relevante ao Brasil ou tenha capacidade profissional, científica ou artística de destaque. O prazo também é reduzido para pessoas originárias de países de língua portuguesa, de acordo com a Constituição Federal.
“A comprovação da capacidade de comunicar-se em português costuma ser um dos pontos críticos do processo de naturalização”, explica a advogada Michele Hastreiter, do Departamento Societário da Andersen Ballão Advocacia. Daí a importância de atentar ao prazo de inscrição para as provas do Celpe-Bras, que é desenvolvido e outorgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, com apoio do Ministério das Relações Exteriores.
As provas do Celpe-Bras, compostas de parte escrita e oral, serão realizadas entre os dias 7 e 9 de dezembro, tanto no Brasil como no exterior. O Celpe-Bras é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro e aceito pelas Instituições de Educação Superior para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no Brasil.
“Fica nossa sugestão a todos que tenham interesse em obter a naturalização, pois se trata de uma forma oficial de comprovar a capacidade de comunicar-se em língua portuguesa, exigida pela legislação”, recomenda a advogada da ABA.
Mais informações: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/celpe-bras
Comunicação Andersen Ballão Advocacia
Matérias Relacionadas
Cresce demanda por serviços migratórios, uma das especialidades da ABA
Pedidos e renovações de autorizações de residência para estrangeiros e acompanhamento da regularidade requerem expertise jurídica Num mundo em que as migrações são constantes,…
Leia maisAumento da burocracia afeta multinacionais que recebem imigrantes no Brasil…
Andersen Ballão Advocacia presta consultoria especializada em migração internacional, inclusive análise de riscos e compliance O fechamento das fronteiras brasileiras para o ingresso de migrantes…
Leia maisA Nova Legislação de Migração e seus benefícios
Demora na edição de Resoluções Normativas pelo Conselho Nacional de Imigração causa insegurança aos imigrantes Entrou em vigor em 21 de novembro do ano passado…
Leia mais