Instituto Princesa Benedikte celebra 15 anos de história e seis anos da sede que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade
Publicado em 04/11/2025
Marco destaca a união entre Brasil e Dinamarca, a parceria com o Lar Dona Vera em Curitiba e o compromisso da ABA com o terceiro setor
O Instituto Princesa Benedikte, organização da sociedade civil sem fins lucrativos voltada à defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente, completou 15 anos de trajetória em 2025. A instituição atua de forma integrada na manutenção e apoio à sede cedida em comodato ao parceiro Lar Dona Vera, que acolhe menores em situação de vulnerabilidade.
A inauguração da sede completou seis anos no dia 22 de outubro. Desde então, a iniciativa busca fortalecer as redes de proteção da infância e adolescência por meio de informação, mobilização social e cooperação com entidades congêneres.
O IPB foi o primeiro projeto da Casa Real Dinamarquesa no Brasil e é presidido pelo Dr. Wilson Ballão, sócio-fundador da Andersen Ballão Advocacia. Sua história representa também uma parceria sólida entre Brasil e Dinamarca, consolidada com a presença de Sua Alteza Real, a Princesa Benedikte da Dinamarca, que visitou Curitiba em outubro de 2019 para a abertura oficial da nova sede, localizada no bairro de Santa Felicidade.
Na ocasião, a Princesa Benedikte destacou o significado da iniciativa. “Esse é o primeiro projeto social oficial da Dinamarca no Brasil e tenho muito orgulho de ser sua patrona. Mas, para mantê-lo, precisamos do apoio de vocês”, declarou, emocionada, durante jantar em sua homenagem.
Desde então, o Instituto tem cumprido fielmente sua missão de apoiar entidades que acolhem crianças em situação de risco e abandono. “Saber que contribuímos para transformar as vidas de muitos meninos e meninas ao longo dessa trajetória nos proporciona uma alegria imensa”, resume Marcella Souza, advogada da Andersen Ballão Advocacia e diretora administrativa do IPB.
A atuação da Andersen Ballão Advocacia é parte essencial dessa história. Por meio do trabalho na área de Assuntos Culturais e Terceiro Setor, o escritório conduz a gestão do IPB, garantindo que suas ações sejam guiadas pela eficiência, transparência e propósito. “É muito gratificante acompanhar de perto o impacto do nosso compromisso com a segurança das crianças. Estar presente e perceber esses resultados não tem preço”, acrescenta Marcella.
Atualmente, o Lar Dona Vera acolhe cerca de 30 crianças de zero a dez anos, sendo 20 bebês acolhidos na sede do IPB, todos retirados da guarda dos pais pelo Poder Judiciário e vítimas de diferentes formas de violência. Para Wilson José Andersen Ballão, sócio fundador da Andersen Ballão Advocacia e presidente do Instituto, a missão do IPB é profundamente humana. “São crianças que chegam cheias de traumas. Elas precisam se recompor para receber um novo lar, não apenas física, mas em especial mentalmente. Convido para uma visita, pois todos podem contribuir. São crianças que têm as mesmas necessidades dos nossos filhos”, afirma.
O espaço de mil m² em Santa Felicidade foi cuidadosamente projetado para acolher até 30 crianças com conforto, estrutura e acompanhamento integral. Desde a inauguração, a manutenção do Instituto depende de doações de empresas e do trabalho de voluntários, cuja dedicação é essencial para o desenvolvimento físico e emocional das crianças.
Ao longo desses 15 anos, o IPB consolidou uma rede de apoio que envolve empresas, profissionais liberais e parceiros institucionais. “Foram anos de trabalho, parceria e propósito, sempre com o mesmo objetivo de transformar realidades e apoiar a garantia pelos direitos de crianças e adolescentes”, reforça Marcella.
Além das atividades desenvolvidas em sua sede, o Instituto Princesa Benedikte também atua na conscientização da sociedade sobre os direitos das crianças e adolescentes no Brasil, com ênfase na proteção contra a violência, o abuso e a falta de acesso à educação, saúde e lazer.
O IPB tem como propósito disseminar informações sobre as normas legais, históricas e atuais, voltadas à defesa da infância, promovendo atualizações em suas redes sociais com conteúdo educativo. O objetivo é ampliar a sensibilização pública sobre temas que fortalecem a proteção e o desenvolvimento dessa parcela vulnerável da população. Acompanhe: instagram.com/institutoprincesabenedikte
A administração do Instituto expressa profunda gratidão a todos que contribuíram para essa caminhada, em especial à Sua Alteza Real Princesa Benedikte Astrid Ingeborg Ingrid, pelo apoio e inspiração contínuos; à diretoria e equipe que mantêm o IPB; ao Lar Dona Vera, parceiro essencial na missão de acolher; a todos os colaboradores, doadores e voluntários compromissados com a solidariedade que sustenta o Instituto, além do público que acompanha nossas atividades e interage por meio das nossas redes sociais.
Ao longo de uma década e meia de atuação, o Instituto Princesa Benedikte reafirma sua vocação de oferecer acolhimento e promover o desenvolvimento humano, com base em valores de solidariedade e compromisso social que geram resultados concretos na vida das crianças e adolescentes atendidos.
Matérias Relacionadas
Novo decreto moderniza regras de migração e beneficia o ambiente…
Mudanças na política migratória reduzem burocracias, ampliam a segurança jurídica e impactam diretamente contratos e operações empresariais internacionais Com a entrada em vigor do Decreto…
Leia mais
ABA realiza palestras sobre pejotização em Chapecó (SC) em novembro
Em outubro, escritório já havia realizado evento sobre saúde mental em Curitiba, destacando iniciativas importantes para o cenário corporativo A Andersen Ballão Advocacia segue ampliando…
Leia mais
STJ reforça limite de 25% para retenções em distratos imobiliários
Tribunal reconhece prevalência do Código de Defesa do Consumidor sobre a Lei do Distrato e redefine parâmetros de devolução de valores em rescisões de contratos…
Leia mais