Artigos e Publicações

Ombudsman da ABA quer dar ainda mais agilidade ao trabalho realizado pela equipe

Publicado em 01/02/2024

A ideia da atuação do ombudsman é fazer a ponte entre o advogado e o cliente quando necessário

Objetivando um atendimento ainda mais personalizado e uma comunicação mais eficiente, a Andersen Ballão Advocacia conta agora com a figura profissional do ombudsman. Paolo Leif assumiu essa função dentro da ABA e  já está atuando como um facilitador do contato entre o cliente e o escritório, não somente quando provocado, por meio de questionamentos ou anseios expressados pelos clientes, como (e principalmente) de maneira ativa, buscando soluções, adequações e aprimorações nos serviços.

“Acredito que o principal objetivo da figura de ombudsman no escritório seja a de servir como ferramenta para solução de questões nas quais os clientes não se sintam assistidos como gostariam, fazendo a ponte entre o advogado e o cliente nas questões conflitivas dos serviços solicitados”, diz Paolo.

A posição foi criada e apresentada aos departamentos do escritório em outubro de 2023. Na ocasião, os clientes também foram comunicados sobre o novo serviço. Segundo Paolo Leif, ainda durante o primeiro semestre de 2024 serão realizados encontros com os clientes para apresentação do serviço e disponibilidade do ombudsman.

“Tão logo haja a apresentação dessa figura como serviço de transparência entre escritório-cliente, penso que a ferramenta venha a ser utilizada com mais naturalidade. A existência do ombudsman na ABA visa uma melhor relação do cliente com o escritório e um entendimento claro das expectativas dos serviços prestados”, conclui o ombudsman.

Matérias Relacionadas

O que muda com a nova Lei sobre tributação de…

Advogado tributarista destaca que é essencial manter toda a documentação suporte, como  extratos bancários e balanços das empresas no exterior, para eventual apresentação à Receita…

Leia mais

A responsabilidade do empregador sobre atos do empregado

Apesar de ocorrer a responsabilização do empregador por ato do empregado, é possível que o empregador busque o ressarcimento por eventuais prejuízos causados pelo empregado…

Leia mais

Os desafios da filantropia corporativa em 2024

As perspectivas são promissoras, à medida que as empresas se tornam mais conscientes de seu papel na construção de um futuro sustentável O cenário da…

Leia mais