
Perspectivas para 2022 apontam para novidades legislativas e crescimento no uso de novas tecnologias
Publicado em 31/01/2022
Atualização constante dos operadores do direito fará diferença num ano de mudanças importantes
O ano de 2022 deverá apresentar novidades legislativas importantes, assim como as que ocorreram em 2021, como o Marco Legal das Startups e mudanças nas Sociedades Anônimas. Entre outros desafios deste novo ano, é preciso estar alerta para novos cenários trazidos por reformas que permanecem no radar, como a tributária e a administrativa. Em meio a tantas mudanças, é preciso estar atento para aproveitar a boa onda que deve vir – de acordo com o britânico Centro de Pesquisa em Economia e Negócios (CEBR, na sigla em inglês), o Brasil deve voltar ao grupo das 10 maiores economias na próxima década.
“ É importante que as empresas contem com a assessoria de advogados que se atualizam adequadamente, no ritmo das demandas dos nossos tempos”, destaca o gerente jurídico da Andersen Ballão Advocacia (ABA), Gil Justen Santana.
Trata-se de um período em que, mais do que nunca, a economia nacional sente os impactos das previsões e de decisões internacionais, o que demanda ainda maior acompanhamento. Além da alta da inflação, existe ainda o risco de recessão e o fator eleitoral.
Em meio a esse contexto, a atualização digital traz oportunidades no meio empresarial e jurídico – mas é preciso fazer bom uso das ferramentas adequadas. “O que era novidade, no início da pandemia, agora já integra o cotidiano, com mudanças cada vez mais frequentes e de alto impacto”, alerta Justen.
Entre as medidas ainda aguardadas no cenário regulatório brasileiro estão aquelas que possam ampliar a desburocratização da atividade econômica e mantenham a estabilidade.
“Nosso escritório, que sempre se caracterizou pela qualidade dos serviços e tradição no atendimento de empresas de todos os portes, nacionais e estrangeiras, também está atento às novas tendências da economia e à revolução digital. Assessoramos as principais startups do Paraná, além de diversos outros clientes brasileiros e estrangeiros. Conseguimos conjugar tradição e inovação, oferecendo sempre o melhor em serviços jurídicos a nossos clientes.”
Matérias Relacionadas

Economia criativa avança no Brasil e exige que empresas tratem…
Setor privado pode se tornar impulsionador desse segmento por meio do compromisso com transformação econômica e social A economia criativa tem se consolidado como uma…
Leia mais
Andersen Ballão integra rede estratégica da Câmara de Comércio Índia…
Associação formaliza atuação já consolidada do escritório com empresas indianas e reforça seu posicionamento diante do crescimento bilateral dos negócios Com um fluxo comercial crescente…
Leia mais
Como a ABA integra maternidade e liderança em sua cultura…
Valorizar a parentalidade é um compromisso que fortalece carreiras, mas também o futuro das organizações Poucos acontecimentos têm o potencial de transformar tanto a…
Leia mais