Artigos e Publicações

Plaenge comemora 10 anos de instalação no Chile, operação em que contou com assessoria da ABA

Plaenge comemora 10 anos de instalação no Chile, operação em que contou com assessoria da ABA

Publicado em 07/01/2020

Construtora brasileira adquiriu empresa chilena com orientação jurídica dos advogados da Andersen Ballão Advocacia em 2009

De janeiro a maio de 2009, a ABA prestou assessoria jurídica à construtora Plaenge na abertura de suas operações no Chile, trabalho de alta complexidade que exigiu muita pesquisa e negociação. Neste momento em que a empresa completa dez anos de presença no país latino-americano, a ABA gostaria de relembrar esse importante trabalho.

A entrada da Plaenge no Chile envolveu a aquisição da participação majoritária de uma empresa local. “Atuamos em conjunto com um escritório chileno para acompanhar o processo de due diligence da empresa alvo, constituir uma holding da Plaenge no Chile e definir as condições da compra da participação e das relações futuras com os demais sócios locais”, explica o sócio-coordenador do Departamento Corporativo da ABA, Eduardo Teixeira Silveira, que comandou a operação.

Foi uma negociação trabalhosa, que exigiu elaborar todas as condições do contrato de aquisição e um acordo de acionistas com os minoritários. Por fim, a Plaenge adquiriu a participação remanescente dos demais sócios e passou a controlar integralmente suas operações no Chile, onde vem atuando com sucesso há 10 anos.

Matérias Relacionadas

Ombudsman da ABA quer dar ainda mais agilidade ao trabalho…

A ideia da atuação do ombudsman é fazer a ponte entre o advogado e o cliente quando necessário Objetivando um atendimento ainda mais personalizado e…

Leia mais

O que muda com a nova Lei sobre tributação de…

Advogado tributarista destaca que é essencial manter toda a documentação suporte, como  extratos bancários e balanços das empresas no exterior, para eventual apresentação à Receita…

Leia mais

A responsabilidade do empregador sobre atos do empregado

Apesar de ocorrer a responsabilização do empregador por ato do empregado, é possível que o empregador busque o ressarcimento por eventuais prejuízos causados pelo empregado…

Leia mais