Artigos e Publicações

Retrospectiva do Ano

Retrospectiva do Ano

Publicado em 07/01/2020

Relembre os principais acontecimentos que marcaram a atuação da ABA em 2016

A Andersen Ballão Advocacia tem motivos diversos para comemorar 2016. Mesmo diante dos desafios decorrentes da atual conjuntura econômica e política do País, o escritório investiu em novas áreas de atuação, conquistou clientes, fortaleceu relacionamentos com o mercado e ampliou a sua estrutura física e humana. Como consequência, encerrou o ano figurando entre os melhores escritórios de advocacia do Brasil – de acordo com o Anuário da Análise Advocacia. Abaixo, segue um breve levantamento de alguns dos acontecimentos que contribuíram com o sucesso da ABA neste período.

Internacionalização constante

A Andersen Ballão Advocacia sempre identificou o atendimento a empresas estrangeiras como uma oportunidade de ampliar ainda mais a sua atuação. Com um trabalho já intenso junto a companhias de várias partes do globo que mantêm sedes no Brasil, o escritório reforçou também o seu Departamento de Italian Desk para incrementar o atendimento a organizações da Itália.

Iniciativas que visam estreitar relações com empresários, instituições acadêmicas e demais entidades italianas fizeram parte das ações do Italian Desk da ABA neste ano, como é o caso da parceria com a Universidade LUISS, de Roma.

Fomento ao comércio exterior

A Andersen Ballão Advocacia, sob a coordenação de seu Departamento Tributário, recebeu em Curitiba, no início de abril, uma comitiva da Espanha com representantes do Porto de Las Palmas. Na ocasião, foram discutidas questões jurídicas e tributárias para viabilizar os investimentos do Brasil no exterior e vice-versa.

Para dar continuidade a este projeto, entre os dias 2 a 8 de outubro, o escritório organizou (em parceria com a Associação Comercial do Paraná – ACP e outras entidades empresariais paranaenses e nacionais) uma missão de investidores brasileiros às Ilhas Canárias. O grupo conheceu de perto a estrutura do porto e criou proximidade com os seus representantes e investidores espanhóis e de outras partes do mundo.

Investimentos em Políticas Culturais

A proximidade da Andersen Ballão com entidades culturais de significativa relevância local elevou o trabalho do Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor em 2016. Em razão da gestão compartilhada do Museu Alfredo Andersen com a Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, o escritório participou de todas as questões jurídicas e administrativas do Museu.

Também com a administração do Teatro Guaíra a ABA manteve neste ano, atuando em parcerias com a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra e na criação do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná, além de prestar consultoria à própria Diretoria do Teatro na regularização dos cargos artísticos mantidos pelo espaço. O acompanhamento e assessoramento na reforma do edifício histórico Belvedere e a parceria no projeto Dança nas Escolas, do produtor cultural Octavio Nassur, estão entre os outros projetos tocados pelo Departamento neste período.

Ampliação da estrutura

Mesmo diante do cenário econômico desfavorável, a Andersen Ballão vivenciou em 2016 o crescimento de sua equipe de advogados e a contratação de novos profissionais para os setores administrativos. Além disso, ampliou a sua estrutura física com a inauguração de uma nova sede situada na mesma rua da casa histórica que tradicionalmente abriga a equipe da ABA, na Avenida Jaime Reis.

O prédio de 1000 m2 foi amplamente reformado para receber 95 postos de trabalho no total. Gerenciada pelo engenheiro civil Christian Mathieu, a obra conta com acabamentos nobres, jardins internos, sistema de climatização VRF (mais econômico e eficiente) e sistema de alarmes contra incêndio inteligente, composto por uma central de alarme, detectores de fumaça e repetidores de sinal.

Reconhecimento do Mercado

Este ano, a ABA novamente figurou na Revista Análise Advocacia 500, com diversas indicações em nível nacional e estadual, recebendo destaque em seis áreas do Direito e em dois setores da economia – Comércio e Petróleo & Gás. Entre os departamentos mencionados na categoria nacional, estão o Societário, Cível, Trabalhista, Tributário e Ambiental.

No ranking de advogados, quatro profissionais do escritório foram os mais citados pelos entrevistados da Análise Advocacia. São eles Gustavo Adolfo Almeida de Almeida, Edson Fernando Hauagge, Monroe Olsen e Rafael Ferreira Filippin.

Matérias Relacionadas

Ombudsman da ABA quer dar ainda mais agilidade ao trabalho…

A ideia da atuação do ombudsman é fazer a ponte entre o advogado e o cliente quando necessário Objetivando um atendimento ainda mais personalizado e…

Leia mais

O que muda com a nova Lei sobre tributação de…

Advogado tributarista destaca que é essencial manter toda a documentação suporte, como  extratos bancários e balanços das empresas no exterior, para eventual apresentação à Receita…

Leia mais

A responsabilidade do empregador sobre atos do empregado

Apesar de ocorrer a responsabilização do empregador por ato do empregado, é possível que o empregador busque o ressarcimento por eventuais prejuízos causados pelo empregado…

Leia mais