Artigos e Publicações

Sócio do German Desk defende tese na Alemanha

Sócio do German Desk defende tese na Alemanha

Publicado em 07/01/2020

Doutorado na área do Direito Empresarial foi concluído na Universidade de Hamburgo

O último dia 23 de novembro foi significativo para o sócio do Departamento Societário da Andersen Ballão, Ivens Hübert. Na Universidade de Hamburgo, o advogado defendeu a sua tese de Doutorado com êxito. Para vencer essa etapa, dois assuntos de expressiva relevância para o Direito Empresarial foram pesquisados a fundo por Ivens em sua especialização.

O sócio da ABA explica que, na Alemanha, os temas da tese de Doutorado e da defesa são distintos. A sua tese, segundo descreve, refere-se às medidas que os admnistradores devem tomar em caso de crise financeira da empresa. Nesse sentido, foi analisado “como, em diversos países, o Direito regula as medidas que devem ser tomadas pelos administradores em momento de crise, visando proteger o patrimônio restante da sociedade”.

No que diz respeito à defesa, Ivens abordou o projeto em discussão sobre o novo Código Comercial Brasileiro. “Trata-se de um projeto polêmico, que vem sofrendo diversas críticas de amplos setores econômicos e acadêmicos. Analisei os motivos de o Brasil querer promulgar um novo Código Comercial e quais as principais implicações disso para o Direito Empresarial Brasileiro”, detalha.

O advogado conta que o Doutorado proporcionou a ele uma proficiência ainda maior no idioma alemão, além de fortalecer o German Desk do escritório por meio do estreitamento de contatos no país e o consequente aprimoramento do atendimento aos clientes de língua germânica.

“Os temas estudados me abriram novos horizontes em matérias do Direito com as quais não tinha tanto contato. E, em especial, a forma de pensar dos operadores do Direito alemães é bem distinta em relação à brasileira e permite que, mesmo quanto a problemas tipicamente brasileiros, possamos enfrentar essas questões de modo distinto e achar soluções novas e interessantes”, conta Ivens Hübert.

A recente viagem para a Alemanha para a defesa de sua tese também foi aproveitada por Ivens para a participação no Congresso da Associação Alemanha-Brasil de Juristas. O evento foi realizado no mosteiro de Eberbach, próximo a Wiesbaden, entre os dias 10 e 13 de novembro, e contou com a presença do sócio fundador da ABA, Wilson José Andersen Ballão, do sócio do German Desk, Augusto Dergint, e do estagiário do Departamento Societário, Paolo Leif Birckholz Andersen Ballão.

Matérias Relacionadas

Fórum Global e Crise no Rio Grande do Sul evidenciam…

Especialistas Reforçam Importância da Ação Coletiva e da Filantropia na Adaptação às Mudanças Climáticas. O F20 Climate Solutions Forum (CSF) 2024 reuniu líderes globais para…

Leia mais

Inteligência Artificial no Trabalho: O Equilíbrio Sutil entre Inovação e…

Limites Éticos e Jurídicos da Utilização de Inteligência Artificial pelos Empregados. Nos últimos anos, a ascensão da Inteligência Artificial (IA) tem transformado significativamente diversos aspectos…

Leia mais

Inovação Jurídica no IDD Summit 2024

Advogados da ABA palestraram sobre restituição de créditos vinculados ao investimento em inovação tecnológica e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A Andersen…

Leia mais