Artigos e Publicações

Você sabe como funciona o nosso Departamento Tributário?

Publicado em 03/08/2023

Integração e parceria são fatores decisivos na relação com clientes e parceiros da área

Alvo de reformas ao longo dos anos, tendo a mais recente sido aprovada em 7 de julho deste ano na Câmara dos Deputados, o sistema tributário brasileiro é considerado um dos mais complexos do mundo. Sua estrutura é conhecida por ser extensa e complexa, tanto na apuração dos tributos como na carga tributária. É um trabalho desafiador e que requer profissionais qualificados tanto no direito quando na contabilidade para compreender o seu funcionamento e conhecer as leis e regulamentações do sistema.

Além de contar com uma equipe de profissionais qualificados, o departamento Tributário da Andersen Ballão Advocacia também prioriza um modelo de trabalho de parceria e proximidade com o cliente, o que na opinião de Marcelo Diniz Barbosa, um dos sócios coordenadores do departamento, é um grande diferencial. “Nossa atuação é muito próxima do cliente. Fazemos questão de estarmos presentes para entender as necessidades e prover soluções. Estabelecemos uma parceria de trabalho com as áreas contábeis desses clientes, auxiliando na gestão fiscal na prática e não apenas sugerindo o que deve ser feito”, explica.

Segundo Maria Alice Boscardin, sócia coordenadora do departamento juntamente com Marcelo, os clientes encontram na área tributária da ABA atendimento a todas as suas necessidades na área do do direito tributário, desde demandas processuais – por exemplo, atuação em juízo, defesas administrativas em sede de autos de infração, pedidos de compensação, glosa de créditos, entre outros – bem como o atendimento consultivo, como estruturação de operações, revisão de apurações de tributos diretos e indiretos, análises de otimização tributárias em processos de fusão e aquisição e apoio a expatriados em questões tributárias.

Integração é a palavra-chave

Para os coordenadores, a palavra-chave que define o trabalho do tributário é a integração – seja com o cliente, com as demais áreas da ABA ou mesmo dentro do departamento. “Atendemos aos nossos clientes, mas trabalhamos em sintonia com os demais departamentos da Andersen Ballão, complementando a operação que está ocorrendo dentro do escritório, independentemente do departamento pelo qual a demanda chegou. É um trabalho de equipe que precisa ter interdependência”, comenta Maria Alice. “Não podemos enxergar o trabalho da ABA com os clientes em “compartimentos”. Muitas vezes uma solução tributária pode impactar a área trabalhista, por exemplo. Ou os reflexos contábeis podem tornar uma operação societária inviável. Da mesma forma, a integração interna do departamento, entre contencioso e consultivo, é muito importante, porque não existe uma solução consultiva sem que se leve em conta se o tema já foi questionado ou enfrentado pelos tribunais”, completa Marcelo.

E o que o cliente pode esperar do departamento tributário? “Nosso direcionamento é sempre oferecer soluções desenvolvidas especificamente para as demandas que nos são apresentadas, levando ao cliente as opções e até mesmo riscos com muita clareza. Para nós, isso é um trabalho de parceria”, afirma Marcelo.

E a Reforma Tributária?

Maria Alice acredita que ainda é cedo para avaliar os impactos das mudanças propostas, uma vez que ainda há outros fóruns de aprovação e mudanças no texto ainda acontecerão. “Mas nós aqui na ABA continuaremos a trabalhar da mesma forma em nossa organização interna, e, claro, nos atualizando e capacitando a equipe a cada movimento em relação ao tema e com foco na antecipação de demandas dos clientes”, finaliza.

Quem faz o Tributário da ABA

Maria Alice e Marcelo fazem questão de enfatizar que o preparo do advogado tributarista é muito importante e que, além do conhecimento acadêmico, a grande escola passa pela prática diária. Por isso, a intenção é valorizar os profissionais que hoje fazem parte do time que já trabalha junto há algum tempo. Hoje, além dos coordenadores, a equipe é composta pelos sócios Amauri, Ana Clara, Ariel, Mariana e Victoria; pelos advogados Giovanni e Larissa, e os estagiários Letícia e Iuri.

Matérias Relacionadas

Reforma Tributária: aprovação na Câmara é apenas o começo

Proposta aprovada pelos deputados federais traz alterações significativas ao sistema tributário brasileiro, mas ainda há muito o que ser discutido A Câmara dos Deputados aprovou…

Leia mais

Receita Federal confirma cobrança de IRRF sobre softwares

Medida decorre de decisão de 2021 do STF No mês de abril, a Receita Federal, seguindo o entendimento do Supremo Tribunal Federal a respeito do…

Leia mais

Contribuintes devem ficar atentos às mudanças no IRPF

Entre as principais novidades estão avanços na versão pré-preenchida, que ainda requer cuidados Todo ano, o calendário é marcado por obrigações tributárias cruciais e a…

Leia mais