Modernização da Junta Comercial do Estado do Paraná traz benefícios a empresários, contadores e operadores do direito - Andersen Ballão Advocacia

Artigos e Publicações

Modernização da Junta Comercial do Estado do Paraná traz benefícios a empresários, contadores e operadores do direito

Modernização da Junta Comercial do Estado do Paraná traz benefícios a empresários, contadores e operadores do direito

Publicado em 31/08/2021

Sistema Empresa Fácil desburocratizou diversos serviços, proporcionando mais agilidade para os negócios

 

Mesmo antes que a pandemia obrigasse as organizações a acelerar seus processos de modernização, a Junta Comercial do Estado do Paraná realizou investimentos que hoje tornam o Sistema Empresa Fácil uma ferramenta de grande valor ao dia a dia dos agentes do direito.

“Para inúmeros serviços jurídicos e administrativos, como alteração de contrato social e endereço, abertura e fechamento de empresa, assinatura digital, entre outros, contamos hoje com uma operacionalização ágil e funcional”, conta o advogado Álvaro Ballão, do Departamento Aduaneiro e Paralegal da Andersen Ballão Advocacia.

Outros ganhos que podem ser destacados são a desburocratização dos procedimentos para registro; a continuidade na integração do Sistema nas esferas municipal, estadual e federal; a atualização normativa da Junta Comercial com a legislação vigente, inclusive a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e a rapidez no registro da documentação.

Desde o final de 2020, a Junta Comercial só aceita livros contábeis eletrônicos, o que demonstra a velocidade da transformação digital no estado. Outras facilidades trazidas pelos investimentos em modernização envolvem serviços de âmbito nacional, como abertura de filiais em outros estados, sendo todo o processo realizado na Junta Comercial de jurisdição da sede da matriz. Quanto à Receita Estadual, é questão de tempo para que essa integração também ocorra.”

Outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros, estão igualmente integrados, o que representa grande facilidade aos empresários, operadores do direito e contabilidade.

“A atual diretoria, que tem à frente Marcos Sebastião Rigoni de Mello, como Presidente e Sebastião Motta, como Vice-Presidente, tem trazido grandes avanços ao cenário econômico do Estado do Paraná”, comemora Ballão.

Serviço
Junta Comercial do Estado do Paraná
Visite o site: https://www.juntacomercial.pr.gov.br/

Matérias Relacionadas

Exigência de visto para cidadãos americanos, canadenses e australianos

Em 10 de abril de 2025, entrou em vigor o Decreto nº 11.515 de 2023, que prevê a revogação da dispensa de visto de visita…

Leia mais

Empresas e contribuintes podem transformar o pagamento do IR em…

Fundos sociais e projetos culturais ou desportivos podem receber recursos pelo direcionamento de imposto devido   Cumprir com obrigações fiscais, como o pagamento do imposto…

Leia mais

Empresas ganham mais liberdade para pactuar juros

Nova norma afasta restrições históricas sobre as taxas em operações privadas, mas exige revisão criteriosa de contratos e políticas de crédito   A Lei 14.905/2024,…

Leia mais