Andersen Ballão Advocacia

  • Buscar artigos por:

  • Áreas de atuação:

> VER TODOS OS ARTIGOS E PUBLICAÇÕES

Doutores e Mestres em diferentes áreas do Direito

Andersen Ballão Advocacia conta com a expertise acadêmica de sua equipe de advogados para oferecer atendimento diferenciado aos clientes

Com quase 40 anos de mercado, o escritório Andersen Ballão é especialista em Direito Empresarial e Comercial Internacional e possui sólida experiência em segmentos como Direito Societário, Tributário, Trabalhista, Aduaneiro, Ambiental, Marítimo e Portuário, Arbitragem, com atuação tanto consultiva como contenciosa. O sucesso do escritório é conduzido pelas mãos dos competentes advogados que atuam na ABA e muitos deles possuem título de Doutor ou Mestre obtido nas maiores instituições do Brasil e exterior. Conversamos com alguns dos profissionais que possuem esses títulos e eles nos contaram como o aprimoramento e dedicação aos estudos pode refletir nos atendimentos oferecidos aos clientes do escritório.

Ivens Henrique Hübert, sócio-coordenador do Departamento Societário é Mestre em Direito Comercial pela PUC/SP e Doutor em Direito Societário pela Universidade de Hamburgo, Alemanha. O advogado acredita que a realização de uma pós-graduação stricto sensu (Mestrado ou Doutorado) auxilia sobretudo na capacidade analítica, competência necessária para a análise aprofundada de dados, a fim de extrair conclusões. “Diante da necessidade de providenciar respostas rápidas, muitas vezes tendemos a analisar os temas que surgem no escritório de modo superficial, mas a pós-graduação nos ajuda a não perder de vista a necessidade de um exame mais profundo e detalhado dos problemas”.

Augusto do Amaral Dergint é também Mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná e Doutor em Direito Internacional pela Universidade do Saarland, Saarbrücken, Alemanha. O também sócio-coordenador do Departamento Societário teve sua dissertação de Mestrado transformada em livro, intitulado “Responsabilidade do Estado por atos judiciais”, o primeiro a ser publicado sobre o tema após a Constituição Federal de 1988. A responsabilidade dos Estados por danos ambientais transfronteiríços foi tema de sua tese do Doutorado na Alemanha, que concluiu com a nota máxima. “As pós-graduações stricto sensu oferecem maturidade profissional aos advogados que se dispõem a aprofundar-se nos estudos acadêmicos. Ademais, na experiência adquirida na Alemanha, a melhor percepção de como os alemães pensam, o mergulho em sua cultura e o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos contribuíram significativamente para a profissão de advogado, p. ex. na elaboração de contratos e pareceres técnicos diretamente em alemão”.

Também em nível nacional, integrantes da equipe da Andersen Ballão Advocacia frequentam as pós-graduações das instituições mais conceituadas. Marcella Souza Carvalho, coordenadora do Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor do escritório concluirá em dezembro seu mestrado em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades – FFLCH pela Universidade de São Paulo/USP. A advogada está finalizando sua tese sobre Direitos Culturais e Participação Social na Gestão de Políticas Públicas de Cultura. “A carreira acadêmica nos proporciona inúmeros benefícios do início ao fim de cada título. Desde a contribuição intelectual aplicada aos trabalhos diários, até a melhora nos atendimentos aos nossos clientes. Tem também a docência, muito comum a quem possui essas titulações, e no meu caso têm contribuído direta e positivamente para a desenvoltura e efetividade do trato com os projetos que lido aqui no departamento”, afirma.

A advogada do Departamento Tributário, Barbara Neves, tem previsão para concluir seu Mestrado em Direito Tributário pela Universidade Federal do Paraná em dezembro deste ano. Barbara estuda “A tributação sobre novas tecnologias – tributos incidentes sobre o licenciamento de softwares”. Com a finalização do curso, a advogada acredita que ampliará sua capacidade de percepção da interdisciplinaridade na solução de questionamentos encaminhados pelos clientes. “Desde que iniciei o curso percebo uma evolução na análise geral quanto aos reais objetivos do cliente, inclusive, com soluções mais completas aos problemas apresentados. Contato com profissionais, técnicos e acadêmicos, especializados na área, participação em eventos de grande porte, acesso e desenvolvimento de novas discussões relacionadas ao Direito Tributário e matérias correlatas auxiliam no meu crescimento profissional e exposição do escritório”, comenta.

Possuem ainda título de pós graduação latu sensu os sócios Edson Fernando Hauagge – Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Eduardo Teixeira Silveira – Mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Frederico Ricardo de Ribeiro e Lourenço – Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná, Karla Closs Fonseca – Mestre em Direito das Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina, Rafael Ferreira Filippin – Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná, Rene Toedter – Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná, e Wilson José Spinelli Andersen Ballão – Mestre em Direito das Relações Internacionais – Universidade Federal de Santa Catarina.

Além de advogados com título de doutorado e mestrado, nossa equipe conta com profissionais com LLM no exterior.
Natália Zanelatto, advogada do Departamento Diretivo e LL.M em Direito Empresarial Internacional pela Universidade Panthéon-Assas, em Paris, explica que a o LL.M possui um enfoque profissional, afastando-se do viés acadêmico de um Mestrado. Ele prepara os profissionais para a prática ao propor a discussão e reflexão de temas concretos. “A especialização, ainda que de forma indireta, certamente reflete no atendimento aos clientes. Não apenas pelas matérias cursadas, mas pelo contato com outra cultura jurídica e com profissionais que tiveram outras experiências. Em termos mais ‘ambiciosos’, poderia dizer que a experiência de um curso como o LL.M. amplia a visão do papel do Direito como instrumento de transformação da sociedade”.

Camila Camargo, LL.M. em Direito da Propriedade Intelectual pela Universidade de Torino/Academia da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, integrante do Departamento Societário da ABA, pesquisou durante o curso “A cláusula de impugnação de validade de direitos de propriedade intelectual em contratos de transferência de tecnologia: comparação das perspectivas legais da União Europeia e Brasil”. A advogada conta que atualmente seus estudos contribuem no atendimento especializado. “Passamos a prestar uma gama maior de serviços relacionados à propriedade intelectual e, consequentemente, assumimos casos de diversos clientes na área”.

Além das indicadas, também possuem título de LLM no exterior o sócio-fundador Wilson Ballão – Pós-Graduado em Direito Marítimo e Direito Comercial Internacional pela Universidade de Hamburgo, e os sócios André Luiz Bettega D’Ávila, Master of Arts– The Fletcher School of Law and Diplomacy pela Tufts University, , Gustavo Adolfo Almeida de Almeida – LL.M em Corporate Law pela London School of Economics, , , , Maria Alice Boscardin – LL.M em International Human Rights Law pela University of Essex, Monroe Olsen – Mestre em Tributação Internacional – LL.M. pela Universidade de Economia e Administração de Viena, e Rafael Augusto Firakowski Cruz – Mestre em Direito – LL.M. pela University of California, Berkeley

Confira aqui a especialização e currículo de todos os advogados da Andersen Ballão Advocacia.