Artigos e Publicações

Referência em Direito Internacional, ABA contrata consultor específico para Direito Aduaneiro

Publicado em 31/10/2017

Maicon Borba, advogado e consultor em Comércio Exterior reforça a equipe do escritório

A Andersen Ballão Advocacia, ao completar, em outubro, 38 anos de mercado, passa a contar com um novo profissional a serviço dos seus clientes e parceiros. Maicon Borba, advogado e consultor em Comércio Exterior foi contratado para atuar exclusivamente no ramo do Direito Aduaneiro. Com 20 anos de experiência em Comércio Exterior, Borba é membro da Comissão de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário da OAB-PR.

Referência em Direito Internacional, com o lançamento desta área, a ABA tem o objetivo de fortalecer ainda mais a internacionalização de seus clientes. Borba acredita que sua chegada irá incrementar os serviços de Direito Aduaneiro prestados pelo escritório. “Como especialista, o meu trabalho é trazer uma visão prática do Comércio Exterior, aliada à parte jurídica e teórica. O compliance aduaneiro, por exemplo, é um dos serviços que vamos oferecer para as empresas”.

Para Gustavo Almeida, sócio-diretivo da Andersen Ballão Advocacia, a chegada de Maicon reforçará a atuação em direito internacional do escritório. “A ABA sempre trabalhou com Comércio Exterior, mas essas atividades eram executadas por diversos departamentos como o Contencioso e Tributário. Agora, catalisaremos esse trabalho em um profissional que possui conhecimento técnico, jurídico e prático das operações de importação e exportação”.

A área de Comércio Exterior é estratégica para a Andersen Ballão. Em agosto, a ABA inaugurou em Paranaguá a sua primeira sede fora de Curitiba. O endereço escolhido é estratégico, uma vez que a relação entre a cidade e o escritório é antiga e o Porto de Paranaguá é considerado uma das mais importantes portas de entrada de mercadorias internacionais do país. Borba indica que a nova sede agilizará as atividades da ABA nas áreas do Direito Internacional e Aduaneiro. “Para o ramo do COMEX, intimamente ligado a portos e aeroportos, a nova sede é essencial abrindo novas oportunidades na cidade”.

O Paraná é o quarto maior exportador do país. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) apontam que, entre janeiro e julho deste ano, o estado já alcançou um saldo de R$ 4,2 bilhões na Balança Comercial. Segundo o advogado, para as empresas que importam e exportam existe um controle da Receita Federal muito mais intenso, se comparado com as entidades que não operam nessa área. “Há determinados casos em que regras de Direito Aduaneiro impactam outras atividades da empresa interessada, incluindo aspectos tributários, trabalhistas e cambiais, por exemplo. Nessas situações, temos a expertise de nossos diversos departamentos, o que oferece agilidade, segurança das informações e conhecimento detalhado do que o cliente precisa”.

Todos os clientes que já atuam com importação ou exportação ou que desejam iniciar esse tipo de atividade poderão contar com este setor. “Nossa consultoria auxiliará tanto clientes que já atuam na área do comércio exterior, quanto clientes que pretendam iniciar atividades em comércio internacional ”, conclui Maicon Borba.

 

Artigos Relacionados

Diagnóstico e prevenção do Burnout desafiam empresas de…

Conforme a Classificação Internacional de Doença elaborada pela OMS, chamada CID 11, em vigor desde 1º de janeiro de 2022, a síndrome de Burnout, também…

Leia mais

STF reconhece a constitucionalidade da norma limitadora de…

No último dia 27 de abril foi publicado o acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal nos autos da ADI 2446, que discutia a constitucionalidade do…

Leia mais

Governo regula “marca de posição”, nova modalidade de…

Titulares e possíveis requerentes de marcas nacionais ganharam um novo motivo para comemorar em 2021. Por meio da Portaria nº 371, de 13 de setembro…

Leia mais