Artigos e Publicações

Cultura e Terceiro Setor terão projetos de grande destaque em 2022

Cultura e Terceiro Setor terão projetos de grande destaque em 2022

Publicado em 31/01/2022

Andersen Ballão Advocacia tem departamento exclusivo para as duas áreas e pode orientar empresas em seus planejamentos do ano

Ao longo de 2021, a Andersen Ballão Advocacia esteve à frente de diversas campanhas e projetos ligados à cultura e ao terceiro setor, que impactaram diferentes comunidades do Paraná e do Brasil. Um deles foi a exposição “Narrativas e Poéticas do Mate”, realizada no Espaço Cultural BRDE-Palacete dos Leões, em Curitiba, com obras do pintor Alfredo Andersen ligadas ao ciclo da erva mate.

“Nos alegra ver o legado de Alfredo Andersen ganhando presença em exposições que enaltecem a cultura e as raízes do estado do Paraná, algo que lhe era muito caro e que retratou de forma tão singular”, afirmou Wilson Andersen Ballão, bisneto do pintor, presidente da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen e sócio fundador da ABA durante a inauguração da mostra.

Outro destaque foi o projeto Clássicos Regionais, do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP), em parceria com o Instituto Portinari, bem como o retorno dos concertos presenciais no Teatro Guaíra. “Uma conquista do ano foi possibilitar o retorno do maestro Stefen Geiger à cidade para a regência de concertos de grande popularidade, que representam um retorno, ainda que gradual, à nossa vida cultural”, lembra a advogada Marcella Souza, coordenadora do Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor da ABA.

Ainda, no fim do ano, uma campanha de longa duração envolveu solidariedade e condicionamento físico, numa parceria da ABA com a Controladoria Geral do Estado, que arrecadou doações para o Instituto Princesa Benedikte.

Retomada com segurança é mote para 2022

Com o gradativo controle da pandemia da covid, os projetos para 2022 incluem a retomada de mais eventos presenciais do IAOSP, com todos os cuidados sanitários, ao mesmo tempo em que serão mantidos os projetos online que fizeram sucesso nacionalmente e destacaram-se como importantes fomentadores de debates para a cultura no país. Um exemplo é o “Escuta”, série de entrevistas com personalidades do cotidiano ligadas à música, cultura, arte e direitos humanos. A divulgação da segunda temporada de entrevistas, que contará com quatro bate-papos com convidados especiais, inicia dia 4 de fevereiro.

“Também para 2022, estamos trabalhando para viabilizar a visita da filha da Princesa Benedikte da Dinamarca ao Instituto que leva o nome de sua mãe, o IPB. Na parte da conservação da memória e divulgação do legado de Alfredo Andersen, já temos agendado o empréstimo de algumas obras do artista para uma exposição que será realizada no Sesc 24 de Maio, em São Paulo”, conta Marcella.

Matérias Relacionadas

Observatório da Cultura Paranaense promove união de entidades inédita no estado

Observatório da Cultura Paranaense promove união de entidades inédita no…

Com assessoria jurídica da Andersen Ballão Advocacia, entidade apoia projetos culturais, científicos, históricos, literários, artísticos, gastronômicos, entre outros   Sediado oficialmente no prédio histórico do…

Leia mais
Entrevista exclusiva com o maestro Stefan Geiger

Entrevista exclusiva com o maestro Stefan Geiger

Conheça um pouco mais sobre o regente que acompanhou a Orquestra Sinfônica do Paraná durante seis anos consecutivos   Quando chegou ao Brasil para colaborar…

Leia mais
Orquestra Sinfônica do Paraná abre temporada com obras selecionadas pelo maestro Stefan Geiger

Orquestra Sinfônica do Paraná abre temporada com obras selecionadas pelo…

IAOSP realiza apresentação no palco do Guairão com obras de Tchaikovsky, Grieg e Ronaldo Miranda   A união do clássico e do contemporâneo, do internacional…

Leia mais