Artigos e Publicações

Em entrevista, Dr. Ballão destaca legado de Alfredo Andersen

Em entrevista, Dr. Ballão destaca legado de Alfredo Andersen

Publicado em 28 de janeiro de 2021

Advogado e bisneto do artista trouxe detalhes do trabalho de conservação e divulgação da memória do pintor. Assista pelo YouTube

Bisneto de Alfredo Andersen, o sócio-fundador da ABA e presidente da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen (SAAA), Wilson José Andersen Ballão, participou de entrevista sobre o pintor na Rádio Cultura, transmitida também na forma de live, no canal do Observatório Justiça e Conservação, dia 21 de dezembro (veja o link no final da matéria).

Em sua casa, em meio a telas e objetos de Andersen, Dr. Ballão destacou os esforços já realizados pelo Museu Casa e pela SAAA, da qual é presidente há mais de 20 anos. Entre as atividades realizadas pela instituição estão o apoio aos trabalhos de conservação, recuperação e divulgação do patrimônio histórico e artístico do artista, com a promoção e patrocínio de exposições no Brasil e no exterior, e o desenvolvimento de programas e projetos de interesse do Museu.

Além do relato sobre detalhes da vida de Andersen, Dr. Ballão mostrou durante a entrevista algumas relíquias, como medalhas de homenagem recebidas pelo pintor em diversos países, e até um antigo passaporte datado de 1928 – que a família encontrou à venda na internet.

Além da recompensa na forma de reconhecimento do público, que sempre prestigiou as exposições com obras do pintor, a maior ordem concedida pelo governo do Paraná, a Cruz do Pinheiro, foi entregue ao Dr. Ballão em 2010 nas comemorações dos 150 anos de Andersen.

Uma excelente oportunidade de verificar o legado do artista é a exposição “Vista da Janela”, que reúne o resultado da produção do segundo semestre de 2020 dos alunos do ateliê de pintura do Museu Casa Alfredo Andersen. A partir da temática da obra “Vista do Alto da Glória”, os estudantes produziram pinturas que trazem o seu olhar e inspiração – e que mantêm vivo o espírito de criação e ousadia desse pioneiro. A exposição pode ser experienciada totalmente online, assim como as diversas outras atividades desenvolvidas pelo Museu em conjunto com a SAAA ao longo de 2020, adaptando-se à nova realidade enfrentada pelas artes com a pandemia da covid-19.

Assista à entrevista aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=C_QWAByP7yc

 

Confira a exposição Vista da Janela aqui: 

http://www.mcaa.pr.gov.br/sites/mcaa/arquivos_restritos/files/documento/2020-11/vista_da_janela.pdf

 

E visite as redes sociais:

www.mcaa.pr.gov.br

facebook.com/museucasaalfredoandersen

@museucasaalfredoandersen

 

www.amigosdealfredoandersen.com.br

facebook.com/amigosdealfredoandersen/

@sociedadeamigosdealfredo

Matérias Relacionadas

Entenda como funciona a proposição de um projeto na Lei Rouanet

Entenda como funciona a proposição de um projeto na Lei…

Mecanismo de fomento cultural do governo brasileiro foi reformulado em busca de maior transparência A Lei Rouanet foi repaginada pelo governo federal para, de acordo…

Leia mais
IAOSP debate limites entre música universal e regional

IAOSP debate limites entre música universal e regional

Série de gravações de concertos e entrevistas com pensadores culturais repensa a hierarquização cultural presente nas artes O que é melhor, o universal ou o…

Leia mais
Advogadas da ABA palestram em seminários de parceiros e institutos de referência

Advogadas da ABA palestram em seminários de parceiros e institutos…

O Programa Paraná Competitivo e a adequação à LGPD foram temas de grande interesse entre participantes Além de dividir informações e possibilitar um amplo debate…

Leia mais