Artigos e Publicações

Em entrevista, Dr. Ballão destaca legado de Alfredo Andersen

Em entrevista, Dr. Ballão destaca legado de Alfredo Andersen

Publicado em 28 de janeiro de 2021

Advogado e bisneto do artista trouxe detalhes do trabalho de conservação e divulgação da memória do pintor. Assista pelo YouTube

Bisneto de Alfredo Andersen, o sócio-fundador da ABA e presidente da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen (SAAA), Wilson José Andersen Ballão, participou de entrevista sobre o pintor na Rádio Cultura, transmitida também na forma de live, no canal do Observatório Justiça e Conservação, dia 21 de dezembro (veja o link no final da matéria).

Em sua casa, em meio a telas e objetos de Andersen, Dr. Ballão destacou os esforços já realizados pelo Museu Casa e pela SAAA, da qual é presidente há mais de 20 anos. Entre as atividades realizadas pela instituição estão o apoio aos trabalhos de conservação, recuperação e divulgação do patrimônio histórico e artístico do artista, com a promoção e patrocínio de exposições no Brasil e no exterior, e o desenvolvimento de programas e projetos de interesse do Museu.

Além do relato sobre detalhes da vida de Andersen, Dr. Ballão mostrou durante a entrevista algumas relíquias, como medalhas de homenagem recebidas pelo pintor em diversos países, e até um antigo passaporte datado de 1928 – que a família encontrou à venda na internet.

Além da recompensa na forma de reconhecimento do público, que sempre prestigiou as exposições com obras do pintor, a maior ordem concedida pelo governo do Paraná, a Cruz do Pinheiro, foi entregue ao Dr. Ballão em 2010 nas comemorações dos 150 anos de Andersen.

Uma excelente oportunidade de verificar o legado do artista é a exposição “Vista da Janela”, que reúne o resultado da produção do segundo semestre de 2020 dos alunos do ateliê de pintura do Museu Casa Alfredo Andersen. A partir da temática da obra “Vista do Alto da Glória”, os estudantes produziram pinturas que trazem o seu olhar e inspiração – e que mantêm vivo o espírito de criação e ousadia desse pioneiro. A exposição pode ser experienciada totalmente online, assim como as diversas outras atividades desenvolvidas pelo Museu em conjunto com a SAAA ao longo de 2020, adaptando-se à nova realidade enfrentada pelas artes com a pandemia da covid-19.

Assista à entrevista aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=C_QWAByP7yc

 

Confira a exposição Vista da Janela aqui: 

http://www.mcaa.pr.gov.br/sites/mcaa/arquivos_restritos/files/documento/2020-11/vista_da_janela.pdf

 

E visite as redes sociais:

www.mcaa.pr.gov.br

facebook.com/museucasaalfredoandersen

@museucasaalfredoandersen

 

www.amigosdealfredoandersen.com.br

facebook.com/amigosdealfredoandersen/

@sociedadeamigosdealfredo

Matérias Relacionadas

Advogadas da ABA palestram em seminários de parceiros e institutos de referência

Advogadas da ABA palestram em seminários de parceiros e institutos…

O Programa Paraná Competitivo e a adequação à LGPD foram temas de grande interesse entre participantes Além de dividir informações e possibilitar um amplo debate…

Leia mais
Lei Aldir Blanc traz auxílio emergencial para cultura

Lei Aldir Blanc traz auxílio emergencial para cultura

Lei 1075/2020 concederá até R$ 3 bilhões em ações emergenciais    A Lei 1075/2020, que ficou conhecido como “Lei Aldir Blanc”, sancionada pela Presidência da…

Leia mais
Mercado cultural descobre oportunidades de reinvenção durante pandemia

Mercado cultural descobre oportunidades de reinvenção durante pandemia

Conheça as ações que o Instituto da Orquestra Sinfônica do Paraná tem desenvolvido ao longo da crise   A covid-19 pegou a todos de surpresa…

Leia mais