Artigos e Publicações

Iniciada temporada de concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná promovidos pelo IAOSP

Iniciada temporada de concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná promovidos pelo IAOSP

Publicado em 15 de maio de 2019

 

Série de atrações que democratizam a música erudita traz aberturas pedagógicas e mais um filme de Chaplin com trilha sonora ao vivo

O Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP), presidido por Wilson J. Andersen Ballão, sócio-fundador da ABA, iniciou uma série de concertos com a Orquestra Sinfônica do Paraná. As obras apresentadas são peças-chave da música erudita, disponíveis a um preço acessível ao público em geral.

A obra que abriu a temporada da série Clássicos Universais, no Teatro Positivo, foi “A Sagração da Primavera”, dia 27 de abril. Foi a chance de reviver um momento histórico e emocionante – a obra de Igor Stravinsky marcou a cena artística parisiense em sua estreia, em 1913, com inovações no tema, na melodia e até nos instrumentos utilizados.

Esse histórico foi trazido pela pesquisadora Liana Justus em uma surpreendente abertura pedagógica, em que foi possível entender mais sobre a peça musical, trecho por trecho, graças à sintonia com o maestro Stefan Geiger.

Wilson José Andersen Ballão, presidente do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná, ressalta que foram atendidas as especificidades de instrumentação que tornam a obra tão emblemática – como a presença da tuba wagneriana, por exemplo. “Queríamos que o público curitibano tivesse a oportunidade de presenciar um dos grandes clássicos da música erudita mundial em uma performance do mais alto nível de excelência”, enfatiza Ballão.

Democratização da cultura

O projeto do IAOSP objetiva democratizar o acesso à música clássica por meio da realização de concertos com ingressos acessíveis e aberturas pedagógicas, além de ensaios abertos para alunos da rede pública de ensino.

Dia 22 de agosto, a Orquestra Sinfônica trará ao Teatro Positivo “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin, com trilha sonora orquestrada ao vivo. Na edição de 2018, a exibição do filme “Luzes da Cidade” encantou uma plateia lotada com a obra do cineasta britânico.

Em setembro, outra edição dos Clássicos Universais trará obras de Beethoven e Verdi, sempre a preços populares e com atividades de formação de plateia. A série Clássicos Universais é uma realização do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná com o Centro Cultural Teatro Guaíra e o Governo do Estado, com patrocínio do Grupo Positivo, que inseriu o espetáculo na sua programação “Clássicos Positivo”.

Toda essa programação cultural é apoiada pela Andersen Ballão Advocacia, por meio de seu Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor, responsável por toda a assessoria jurídica e administrativa do IAOSP. “Ficamos muito felizes em contribir com nossa expertise para o apoio de um patrimônio cultural tão importante para o Paraná”, destaca a coordenadora do departamento, Marcella Souza.

 

Programação Regular da OSP

A Orquestra Sinfônica do Paraná e o IAOSP convidam também o público para a programação regular do mês de junho. Haverá concertos dias 9 (Concerto Barroco), 16 (Mozart, Schubert & Garcia) e 30 (Concertos Virtuosos), sempre no Guairão. No auditório do Guairinha, mais uma apresentação da Série Música de Câmara acontece dia 19 de junho, com Piazzolla, Brahms e Beethoven.

Matérias Relacionadas

Advogadas da ABA palestram em seminários de parceiros e institutos de referência

Advogadas da ABA palestram em seminários de parceiros e institutos…

O Programa Paraná Competitivo e a adequação à LGPD foram temas de grande interesse entre participantes Além de dividir informações e possibilitar um amplo debate…

Leia mais
Lei Aldir Blanc traz auxílio emergencial para cultura

Lei Aldir Blanc traz auxílio emergencial para cultura

Lei 1075/2020 concederá até R$ 3 bilhões em ações emergenciais    A Lei 1075/2020, que ficou conhecido como “Lei Aldir Blanc”, sancionada pela Presidência da…

Leia mais
Mercado cultural descobre oportunidades de reinvenção durante pandemia

Mercado cultural descobre oportunidades de reinvenção durante pandemia

Conheça as ações que o Instituto da Orquestra Sinfônica do Paraná tem desenvolvido ao longo da crise   A covid-19 pegou a todos de surpresa…

Leia mais