Artigos e Publicações

Mercado cultural descobre oportunidades de reinvenção durante pandemia

Mercado cultural descobre oportunidades de reinvenção durante pandemia

Publicado em 01/06/2020

Conheça as ações que o Instituto da Orquestra Sinfônica do Paraná tem desenvolvido ao longo da crise

 

A covid-19 pegou a todos de surpresa e criou um momento inédito na história, que nem mesmo os mais inventivos dramaturgos, compositores, músicos, bailarinos, escultores, pintores ou escritores poderiam imaginar. Por outro lado, a reinvenção integra o DNA das artes.

Não fosse assim, William Shakespeare teria aderido ao padrão de sua época e não ousaria investir em novos formatos – um teatro popular que soube unir o sublime ao pensamento das pessoas comuns. Hoje, artistas de todas as áreas também se veem impelidos a recriar sua realidade, tateando em busca de novos conceitos, sobretudo com o uso da tecnologia para que sua arte não fique paralisada na quarentena.

Nesse contexto, o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP), presidido por Wilson Andersen Ballão, sócio-fundador da ABA e dirigido pelos advogados Marcella Souza e Francisco Bley traz novidades em meio ao cenário de pandemia. As ações do IAOSP sempre foram presenciais, marcadas pelo talento ao vivo dos músicos e do maestro, que realizam um trabalho brilhante e encantador, proporcionando a democratização da música erudita.

De concertos a filmes-concerto, o Instituto busca, a cada projeto, trazer inovações em seus formatos. Neste ano, o desafio é maior ainda, já que a pandemia mudou a rotina por completo. “Todos os segmentos foram afetados pelo impacto do coronavírus. E a cultura, além de ser um dos setores mais impactados economicamente, precisou adotar mudanças radicais em pouco tempo. No caso do IAOSP, a busca pela tecnologia proporcionou novas formas de agregar o público. Não queríamos fazer mais do mesmo”, explica Marcella, que também coordena o Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor da ABA.

A primeira aposta online foi disponibilizar o vídeo completo do último concerto realizado presencialnente, “Assim Falou Kubrick”, que repercutiu positivamente nas redes sociais.  Após essa ação bem sucedida, o Instituto investiu  no universo digital no projeto OSP Online – Música para Tod@s, em parceria com o estúdio Trilhas Urbanas, Smartcom – Inteligência em Comunicação e Uyara Torrente, da Banda Mais Bonita da Cidade.

A execução online de “O Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos, estreou no Youtube, Facebook e Instagram, num concerto realizado diretamente da casa dos músicos. A escolha do compositor, reconhecido por unir o erudito ao popular, não poderia ter sido melhor. Com estética e sonoridade refinadas, o vídeo atingiu mais de 100 mil espectadores entre redes sociais, sites, blogs e emissoras de televisão. Um dos destaques foi a repercussão nacional no canal fechado CNN Brasil.

“Foi nossa estreia com o pé direito. Agora, estamos fechando novos vídeos, com a ideia de que a música é para todos. Cada montagem será diferente e terá novas estratégias e diferenciais”, comenta Marcella. Em junho, o projeto lançou um novo vídeo com a participação de Alexandre Nero cantando a música “Carinhoso”, em homenagem aos profissionais da saúde.

A diretora comenta, contudo, que a arte presencial nunca será substituída. “ A experiência que os próprios artistas estão tendo com a tecnologia tem trazido novos recursos, de forma a agregar para sua criação neste momento e no pós-pandemia. Esses são exemplos de como a arte nos ajuda nas crises e quebra barreiras – e este é o momento para virarmos o jogo e mostrarmos a verdadeira face da arte: solidariedade, proximidade e engajamento.”

 

Comunicação Andersen Ballão Advocacia

Matérias Relacionadas

Observatório da Cultura Paranaense promove união de entidades inédita no estado

Observatório da Cultura Paranaense promove união de entidades inédita no…

Com assessoria jurídica da Andersen Ballão Advocacia, entidade apoia projetos culturais, científicos, históricos, literários, artísticos, gastronômicos, entre outros   Sediado oficialmente no prédio histórico do…

Leia mais
Entrevista exclusiva com o maestro Stefan Geiger

Entrevista exclusiva com o maestro Stefan Geiger

Conheça um pouco mais sobre o regente que acompanhou a Orquestra Sinfônica do Paraná durante seis anos consecutivos   Quando chegou ao Brasil para colaborar…

Leia mais
Orquestra Sinfônica do Paraná abre temporada com obras selecionadas pelo maestro Stefan Geiger

Orquestra Sinfônica do Paraná abre temporada com obras selecionadas pelo…

IAOSP realiza apresentação no palco do Guairão com obras de Tchaikovsky, Grieg e Ronaldo Miranda   A união do clássico e do contemporâneo, do internacional…

Leia mais