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Mercado cultural descobre oportunidades de reinvenção durante pandemia

Mercado cultural descobre oportunidades de reinvenção durante pandemia

Publicado em 1 de junho de 2020

Conheça as ações que o Instituto da Orquestra Sinfônica do Paraná tem desenvolvido ao longo da crise

 

A covid-19 pegou a todos de surpresa e criou um momento inédito na história, que nem mesmo os mais inventivos dramaturgos, compositores, músicos, bailarinos, escultores, pintores ou escritores poderiam imaginar. Por outro lado, a reinvenção integra o DNA das artes.

Não fosse assim, William Shakespeare teria aderido ao padrão de sua época e não ousaria investir em novos formatos – um teatro popular que soube unir o sublime ao pensamento das pessoas comuns. Hoje, artistas de todas as áreas também se veem impelidos a recriar sua realidade, tateando em busca de novos conceitos, sobretudo com o uso da tecnologia para que sua arte não fique paralisada na quarentena.

Nesse contexto, o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP), presidido por Wilson Andersen Ballão, sócio-fundador da ABA e dirigido pelos advogados Marcella Souza e Francisco Bley traz novidades em meio ao cenário de pandemia. As ações do IAOSP sempre foram presenciais, marcadas pelo talento ao vivo dos músicos e do maestro, que realizam um trabalho brilhante e encantador, proporcionando a democratização da música erudita.

De concertos a filmes-concerto, o Instituto busca, a cada projeto, trazer inovações em seus formatos. Neste ano, o desafio é maior ainda, já que a pandemia mudou a rotina por completo. “Todos os segmentos foram afetados pelo impacto do coronavírus. E a cultura, além de ser um dos setores mais impactados economicamente, precisou adotar mudanças radicais em pouco tempo. No caso do IAOSP, a busca pela tecnologia proporcionou novas formas de agregar o público. Não queríamos fazer mais do mesmo”, explica Marcella, que também coordena o Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor da ABA.

A primeira aposta online foi disponibilizar o vídeo completo do último concerto realizado presencialnente, “Assim Falou Kubrick”, que repercutiu positivamente nas redes sociais.  Após essa ação bem sucedida, o Instituto investiu  no universo digital no projeto OSP Online – Música para Tod@s, em parceria com o estúdio Trilhas Urbanas, Smartcom – Inteligência em Comunicação e Uyara Torrente, da Banda Mais Bonita da Cidade.

A execução online de “O Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos, estreou no Youtube, Facebook e Instagram, num concerto realizado diretamente da casa dos músicos. A escolha do compositor, reconhecido por unir o erudito ao popular, não poderia ter sido melhor. Com estética e sonoridade refinadas, o vídeo atingiu mais de 100 mil espectadores entre redes sociais, sites, blogs e emissoras de televisão. Um dos destaques foi a repercussão nacional no canal fechado CNN Brasil.

“Foi nossa estreia com o pé direito. Agora, estamos fechando novos vídeos, com a ideia de que a música é para todos. Cada montagem será diferente e terá novas estratégias e diferenciais”, comenta Marcella. Em junho, o projeto lançou um novo vídeo com a participação de Alexandre Nero cantando a música “Carinhoso”, em homenagem aos profissionais da saúde.

A diretora comenta, contudo, que a arte presencial nunca será substituída. “ A experiência que os próprios artistas estão tendo com a tecnologia tem trazido novos recursos, de forma a agregar para sua criação neste momento e no pós-pandemia. Esses são exemplos de como a arte nos ajuda nas crises e quebra barreiras – e este é o momento para virarmos o jogo e mostrarmos a verdadeira face da arte: solidariedade, proximidade e engajamento.”

 

Comunicação Andersen Ballão Advocacia

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