Artigos e Publicações

Orquestra Sinfônica do Paraná abre temporada com obras selecionadas pelo maestro Stefan Geiger

Orquestra Sinfônica do Paraná abre temporada com obras selecionadas pelo maestro Stefan Geiger

Publicado em 25/02/2022

IAOSP realiza apresentação no palco do Guairão com obras de Tchaikovsky, Grieg e Ronaldo Miranda

 

A união do clássico e do contemporâneo, do internacional e do nacional: essa é a proposta do Concerto de Abertura da Temporada 2022 da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP). O encontro presencial acontece dia 6 de março, às 10h30, no palco do Guairão, com realização do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP), presidido pelo sócio-fundador da ABA, Wilson José Andersen Ballão.

Com regência do maestro alemão Stefan Geiger, idealizador do IAOSP, a apresentação traz no repertório obras de Tchaikovsky, Grieg e do compositor brasileiro Ronaldo Miranda. A entrada é franca, por ordem de chegada, pois a lotação do teatro segue em 70%, com a manutenção das demais medidas de segurança sanitária.

“O repertório foi selecionado pelo maestro Stefan Geiger e contará com obras de Edvard Grieg, Tchaikovsky e Ronaldo Miranda. Grieg e Tchaikovsky são clássicos do repertório de concerto mundial”, explica o diretor do IAOSP, o advogado da Andersen Ballão Advocacia Francisco Bley. “Além disso, é de suma importância a inclusão de um compositor brasileiro como Miranda, que mostra a qualidade artística e musical de um artista do nosso país, ao lado dos grandes artistas do cânone internacional.”

A seleção de obras traz uma conjunção de emoções: a melancolia da “Sinfonia nº 6” de Tchaikovsky é comumente relacionada com o fim da vida do compositor, ocorrido apenas nove dias após a estreia da obra. Já a “Suíte de Peer Gyn” traz toda a fantasia e a vitalidade do folclore norueguês abordadas no poema lírico de mesmo nome por Henrik Ibsen, musicado por Edvard Grieg – nome mais importante da música da Noruega, terra natal também do pintor Alfredo Andersen, que fez do Paraná sua casa e influenciou muitos artistas locais.

Por sua vez, as “Variações Temporais” do compositor brasileiro Ronaldo Miranda trazem o brilho e a vivacidade que são fruto da pesquisa desse carioca que alcançou destaque internacional, vindo a apresentar suas obras nas casas de concerto mais prestigiadas do mundo.

“A expectativa é grande e a estreia de 2022 é muito aguardada. Será a retomada definitiva das atividades presenciais da Orquestra no contexto da pandemia, e o IAOSP está muito honrado em poder realizar esta ação junto à OSP e ao maestro Stefan Geiger”, finaliza Bley.

Ao longo do ano, o IAOSP também dará sequência à série virtual “Clássicos Regionais” e trará outros concertos presenciais durante a Temporada 2022.

Serviço

Orquestra Sinfônica do Paraná – Concerto de Abertura da Temporada 2022
Domingo, 06/03, às 10h30
Auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão)
Entrada franca, por ordem de chegada.

Matérias Relacionadas

Observatório da Cultura Paranaense promove união de entidades inédita no estado

Observatório da Cultura Paranaense promove união de entidades inédita no…

Com assessoria jurídica da Andersen Ballão Advocacia, entidade apoia projetos culturais, científicos, históricos, literários, artísticos, gastronômicos, entre outros   Sediado oficialmente no prédio histórico do…

Leia mais
Entrevista exclusiva com o maestro Stefan Geiger

Entrevista exclusiva com o maestro Stefan Geiger

Conheça um pouco mais sobre o regente que acompanhou a Orquestra Sinfônica do Paraná durante seis anos consecutivos   Quando chegou ao Brasil para colaborar…

Leia mais
Cultura e Terceiro Setor terão projetos de grande destaque em 2022

Cultura e Terceiro Setor terão projetos de grande destaque em…

Andersen Ballão Advocacia tem departamento exclusivo para as duas áreas e pode orientar empresas em seus planejamentos do ano Ao longo de 2021, a Andersen…

Leia mais