Artigos e Publicações

Reflexos da pandemia exigem atuação jurídica certeira e global

Reflexos da pandemia exigem atuação jurídica certeira e global

Publicado em 04/05/2020

Andersen Ballão Advocacia enfatiza importância do serviço de consultoria jurídica e da habilidade dos profissionais jurídicos

Se uma coisa é certa no cenário pós-pandemia é a permanência de muitos hábitos adquiridos durante os meses iniciais da crise da covid-19. Além da produtividade no home-office, das reuniões e interconexões virtuais, da preocupação com a saúde e da consideração maior a temas comunitários, também uma grande mudança no campo do direito chegou para desafiar os profissionais da área.

“As demandas que se colocam neste momento tendem a permanecer por muitos meses. As empresas precisam agora de advogados preparados para enfrentar com talento e criatividade as questões decorrentes da pandemia, em praticamente todas as áras do direito”, avalia o gerente jurídico da ABA, Gil Justen.

O chamado “novo normal” que atingirá o cotidiano das pessoas, com o limite a aglomerações, as restrições nos ramos de comércio e outras medidas sanitárias, ocorre também no direito.

“Aqueles profissionais jurídicos que se limitam a aplicar conceitos jurídicos consolidados não conseguirão acompanhar a nova realidade, em que um novo direito surge a cada dia, num ritmo acelerado”, acredita Justen.

Os conflitos que surgem entre os agentes econômicos exigirão dos advogados o manejo hábil dos institutos jurídicos tradicionais, que se consolidaram ao longo de décadas, mas hoje estão sendo atualizados pelos tribunais a fim de darem uma resposta hábil à crise decorrente da pandemia.

Para lidar com cada um desses aspectos, o trabalho de consultoria se mostra mais do que nunca fundamental, ou seja: antever situações de conflito e atuar antes que cheguem à Justiça ou a cortes arbitrais. O trabalho da ABA, desde sua fundação, se baseia nessa premissa. A atuação preventiva, orientando o cliente a tomar passos seguros em sua atividade, é uma das marcas do escritório.

Outra característica da ABA que se revela providencial a seus clientes é a atuação internacional, de forma a facilitar negociações com fornecedores estrangeiros que também se veem em dificuldades e com compradores das exportações brasileiras. “Passamos por problemas que são globais e que exigem do profissional jurídico o conhecimento dos critérios que estão sendo aplicados nos demais países”, enfatiza o advogado.

 

Comunicação Andersen Ballão Advocacia

Matérias Relacionadas

Empresas devem atentar às mudanças de alíquota do IPI

Empresas devem atentar às mudanças de alíquota do IPI

Atualização dos softwares tributários precisou ser feita de forma emergencial   Com a publicação em fevereiro, pelo governo federal, do Decreto nº 10.979/2022, foram reduzidas…

Leia mais
Lei Complementar sobre diferencial de alíquotas do ICMS traz insegurança jurídica a contribuintes

Lei Complementar sobre diferencial de alíquotas do ICMS traz insegurança…

Planejamento tributário do ano deve levar em consideração mudanças na lei, apesar da discussão ainda em andamento Não é de hoje que a cobrança do…

Leia mais
Desoneração da folha de pagamento é prorrogada para 17 setores até 2023

Desoneração da folha de pagamento é prorrogada para 17 setores…

Continuidade do benefício, que venceria agora em dezembro, deve receber a sanção presidencial   O fim de ano trouxe um alívio para empresários de 17…

Leia mais