Licença Paternidade pode ser ampliada - Andersen Ballão Advocacia

Artigos e Publicações

Licença Paternidade pode ser ampliada

Publicado em 08/01/2020

O Senado Federal aprovou recentemente a possibilidade de ampliação da licença paternidade que atualmente é de cinco dias para 20 dias consecutivos. Essa mudança depende de sanção da Presidência da República para entrar em vigor.

A ampliação como proposta está condicionada à adesão da empresa empregadora ao programa Empresa Cidadã, não se tratando de benefício concedido automaticamente a todos os trabalhadores pais de recém-nascidos. Destaca-se também que o texto submetido à sanção presidencial não abrange os servidores públicos. Por outro lado, aplica-se para quem adotar ou tiver concedida a guarda judicial para fins de adoção.

A proposta integra projeto de lei que cria o Marco Legal da Primeira Infância (PLC 14/1), composto por um conjunto de ações que visam assegurar maior proteção a crianças de zero a seis anos de idade.

O programa Empresa Cidadã foi criado em 2008 com a intenção de estimular o aumento da licença maternidade de quatro para seis meses. Atualmente, a empresa que adere a esse programa para ampliar a licença maternidade pode abater do imposto de renda os valores gastos com o salário extra. Logo, em que pese pendente de regulamentação, a ampliação da licença paternidade, se sancionada, deve seguir a mesma sistemática com o gasto extra sendo suportado pela União Federal mediante abatimento desse custo no imposto de renda.

A ampliação da licença paternidade é considerada uma conquista no combate a desigualdade de gêneros no mercado de trabalho, como estímulo para fortalecimento de laços afetivos, além de possibilitar maior envolvimento do pai nos cuidados que a primeira infância demanda.

** Carla Ciendra é advogada, Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993) e pós-graduada em Direito Material e Processual do Trabalho pela Faculdade de Direito de Curitiba (1998). Ele é integrante do Departamento Trabalhista da Andersen Ballão Advocacia desde 2013.

Artigos Relacionados

Taxation on Dividends Approved in Brazil

Dear all,   Last night (November 5), the Federal Senate unanimously approved Bill No. 1,087/2025, which now goes for sanction. The new IRPF (Individual Income…

Leia mais

NFS-e Nacional: a padronização que comporta divergências

A partir de 1º/01/2026, todos os municípios deverão observar o padrão nacional da NFS-e (LC 214/2025, art. 62, §1º). O não atendimento pode ensejar suspensão…

Leia mais

Reformas do Imposto de Renda de Pessoa Física…

O Brasil passou por várias propostas de alteração nas regras de tributação de pessoas físicas na última década, especialmente em relação a lucros e dividendos.Aparentemente,…

Leia mais