ABA oferece consultoria para aprovação de contas e emissão de declarações
Publicado em 08/01/2020
Saiba mais sobre os prazos para a entrega dos documentos
O primeiro quadrimestre do ano é marcado por um calendário de obrigações às pessoas físicas e jurídicas. Declarações e aprovação de contas precisam ser apresentadas. O Código Civil e a Lei 6.404/76 (Lei das S.A.) determinam que as sociedades devem realizar reunião ou assembleia nos 4 meses seguintes ao término do exercício social, a fim de deliberar sobre as contas apresentadas pelos administradores e as demonstrações financeiras relativas ao exercício social anterior, assim como, conforme a situação, sobre a destinação do lucro ou prejuízo líquido e a designação de administradores.
Segundo um dos Sócios-Coordenadores do Departamento Societário da Andersen Ballão Advocacia, Ivens Henrique Hubert, todas as sociedades devem realizar sua assembleia ou reunião de sócios anual, com o objetivo de deliberar sobre o balanço e sobre a prestação de contas dos administradores, até o dia 30 de abril. “Nós auxiliamos os clientes na elaboração das atas de reuniões ou assembleias, bem como o correspondente registro perante a Junta Comercial”.
Eventualmente, essa deliberação também pode ocorrer mediante resolução de sócios, sob a forma escrita, sem a necessidade de realização de reunião ou assembleia. “Dessa forma, uma sociedade com exercício social equivalente ao ano civil deve realizar reunião/assembleia ou tomar deliberações, no mais tardar, até 30 de abril de 2018. Dentro dos 30 dias subsequentes, impõe-se o registro da ata ou do termo de resolução correspondente na Junta Comercial competente”, indica o advogado.
Declaração ao Banco Central de Bens e Direitos no Exterior
Iniciou no dia 15 de fevereiro o período para a apresentação ao Banco Central do Brasil das declarações anuais e trimestrais de Capitais Brasileiros no Exterior. As declarações devem ser entregues até o dia 05 de abril e trarão informações referentes à data-base de 31 de dezembro do ano passado.
Pessoas físicas e jurídicas residentes, domiciliadas ou com sede no país, são obrigadas a apresentar a Declaração Anual, caso mantenham fora do território nacional valores de qualquer natureza, ativos em moeda, bens e direitos que totalizem US$ 100.000,00, ou mais na data base de 31 de dezembro. Para as Declarações Trimestrais as datas bases consideradas são 31 de março, 30 de junho e 30 de setembro de 2017.
Os bens que precisam ser declarados são: investimentos direto e em portfólio, investimento em imóveis ou outros bens, aplicações em derivativos financeiros, depósitos no exterior, créditos referentes a empréstimos em moeda e a financiamentos. Em respeito às normas pré-estabelecidas, o Banco Central mantem os dados do declarante em regime confidencial. A ABA auxilia e presta consultoria na elaboração dos documentos que devem ser preenchidos e enviados diretamente ao Banco por meio de um programa disponível no site da instituição.
Artigos Relacionados
Taxation on Dividends Approved in Brazil
Dear all, Last night (November 5), the Federal Senate unanimously approved Bill No. 1,087/2025, which now goes for sanction. The new IRPF (Individual Income…
Leia maisNFS-e Nacional: a padronização que comporta divergências
A partir de 1º/01/2026, todos os municípios deverão observar o padrão nacional da NFS-e (LC 214/2025, art. 62, §1º). O não atendimento pode ensejar suspensão…
Leia maisReformas do Imposto de Renda de Pessoa Física…
O Brasil passou por várias propostas de alteração nas regras de tributação de pessoas físicas na última década, especialmente em relação a lucros e dividendos.Aparentemente,…
Leia mais