Participação em licitações exige precisão e transparência
Publicado em 08/01/2020
Mercado de aquisição de bens e serviços pelo Poder Público continua envolvendo grande volume de demanda
Apesar da crise política e econômica instalada nas várias esferas do Poder Público, o Governo ainda é o maior consumidor de bens e serviços na economia brasileira. Afinal, é função do Estado garantir infraestrutura básica à população, a fim de proporcionar os serviços essenciais como saúde, transporte, segurança e habitação.
A participação nesse mercado, através de licitações gera dúvidas e exige atenção por parte das empresas participantes, que precisam de uma gestão profissional e ética nesse mercado, a fim de evitar prejuízos. Não é para menos – diariamente temos notícia de diversos escândalos de corrupção envolvendo contratos públicos, que poderiam ter sido evitados com a prevenção adequada.
A Andersen Ballão Advocacia presta serviços jurídicos nesse ramo do direito de forma multidisciplinar, especialmente através de seu Departamento de Direito Público e de seu Departamento Societário, além da colaboração de demais especialistas em temas específicos.
Para o advogado Rafael Ferreira Filippin, coordenador do Departamento de Direito Público da Andersen Ballão Advocacia, as diversas modalidades de contratação possíveis, o número de documentos exigidos, experiência a ser demonstrada, cartas comprobatórias, certidões, entre outras exigências, tornam indispensável a atuação de uma assessoria jurídica especializada. “A empresa participante precisa cumprir as exigências com precisão, por isso a assessoria jurídica deve ser ágil e preventiva, além desconhecer bem a operação e estrutura do cliente, afinal os prazos costumam ser extremamente curtos”, alerta Filippin.
Além de atuar na fase inicial dos procedimentos, a ABA também atua na elaboração das manifestações dos clientes ao longo dos processos administrativos, incluindo pedidos de esclarecimentos, a impugnação de itens do Edital e a elaboração de recursos. Quando necessário, o escritório atua também junto ao Poder Judiciário e ao Tribunal de Contas, por meio das medidas necessárias à proteção dos direitos do cliente.
Wilson J. Spinelli Andersen Ballão, coordenador do Departamento Societário do escritório, destaca que a atuação nesse mercado de compras públicas ainda exige adequações e respeito às normas de compliance, bem como garantias de transparência e ética no processo licitatório. “Sabemos que as licitações são importantes para o desenvolvimento social e econômico do país e atuamos para que nossos clientes possam participar desses processos de forma eficiente e dentro de todos os requisitos legais”, finaliza Ballão.
Artigos Relacionados
Novidades Tributárias da Lei 14.973/2024: Regime de Transição…
A Lei 14.973/2024 trouxe importantes modificações na legislação tributária brasileira, incluindo um regime de transição na cobrança da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB),…
Leia maisDrops de Proteção de Dados Pessoais: O novo…
Em um mundo cada vez mais globalizado, em que a troca de dados entre países é constante e necessária para o funcionamento de diversas atividades…
Leia maisQuebra de Expectativa de Contratação: O Dever de…
Quando falamos em responsabilidade da empresa, não estamos nos referindo apenas ao período em que o funcionário está trabalhando. A empresa também pode ser responsabilizada…
Leia mais