Obras de Alfredo Andersen são expostas na ABA - Andersen Ballão Advocacia

Artigos e Publicações

Obras de Alfredo Andersen são expostas na ABA

Publicado em 08/07/2025

A cada mês, visitantes podem apreciar uma pintura do bisavô de Wilson José Andersen Ballão

 

A Andersen Ballão Advocacia estreou uma ação cultural em sua sede, em Curitiba. Todos os meses, uma das obras do pintor norueguês radicado no Paraná, Alfredo Andersen (1860-1935), terá um lugar de destaque no saguão do casarão histórico. A iniciativa aproxima a arte do ambiente profissional, com um toque de história e memórias, que estarão descritas no resumo localizado ao lado de cada obra. O pintor, considerado o precursor da pintura no Paraná, é bisavô do sócio-fundador do escritório, Wilson José Andersen Ballão, o mentor da proposta.

O projeto foi iniciado recentemente com a apresentação da obra “Paisagem”, pintada em 1919. A tela foi acompanhada por uma crônica escrita por Karin Birckholz, que detalhou um trecho da história da pintura. Segundo Dr Ballão, a iniciativa permite proporcionar aos clientes, parceiros e colaboradores que frequentam a ABA maior contato com a inspiração de Andersen. “A arte existe para ser vista e apreciada e essa é uma forma de aproximarmos o público de meu bisavô, pois algumas das obras nunca foram exibidas ao grande público”, conta.

Vínculo cultural

Além de tornar a arte presente no cotidiano do trabalho, a proposta revela ao público um pouco da história de Alfredo Andersen e de seu trabalho. O artista, que nasceu na Noruega em 1860, recebeu uma sólida educação artística em escolas e ateliês escandinavos, exercendo a profissão de pintor profissional na Noruega e Dinamarca até a década de 1890. O desembarque no Brasil aconteceu em 1892, seguido de seu estabelecimento no Paraná, onde fundou uma escola de arte e exerceu uma influência direta na formação de várias gerações de artistas locais.

A produção de Andersen pode ser dividida em três períodos distintos: etapa norueguesa, que evidencia um estilo mais acadêmico, com cenas de interiores e retratos, seguida pela etapa litorânea, vivida em Paranaguá, no Paraná (1892 – 1902 (favor confirmar novamente todas as datas, por cautela), e é caracterizada pelas composições com luz natural e paisagens litorâneas. Por fim, a fase curitibana (1902-1935) simboliza a plenitude de sua liberdade criativa, apresentando uma ampla variedade de temas, retratos de familiares e amigos, além do uso descontraído da cor e luz.

O pintor também é conhecido pela sua espontaneidade e equilíbrio entre técnica e emoção em suas obras de arte. “O trabalho do meu bisavô está profundamente enraizado em minha história. Com o passar do tempo, percebi que Alfredo Andersen não era apenas um artista familiar, mas um dos principais nomes na construção cultural do Paraná”, revela Dr. Ballão.

O advogado cresceu rodeado pelas histórias e obras de Alfredo Andersen. Frequentou o antigo ateliê, que hoje abriga o Museu Casa Alfredo Andersen, e participou ativamente da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, da qual é o atual presidente. A convivência com esse legado moldou sua forma de enxergar a cidade, a cultura e o próprio trabalho jurídico.

A ligação da Andersen Ballão Advocacia com o setor artístico se estabeleceu de maneira institucional em 2014, com a criação do Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor, que hoje é coordenado pela advogada Marcella Souza. O Departamento atualmente presta consultoria jurídica a museus, companhias de dança, produtores culturais e projetos incentivados pela Lei Rouanet, além de atuar junto a entidades como a própria Sociedade Amigos de Alfredo Andersen e o Instituto Princesa Benedikte, importante entidade do terceiro setor em Curitiba.

A presença da arte no escritório também está diretamente conectada ao espaço físico da sede da ABA. Instalado em um casarão da década de 1940, o imóvel preserva arquitetura original, peças de época e ambientação que valoriza o equilíbrio entre a tradição, a modernidade e a funcionalidade. A iniciativa de exibir os quadros de Alfredo Andersen mensalmente nesse espaço reforça o compromisso do escritório em preservar a história da cultura paranaense.

 

Matérias Relacionadas

Economia criativa avança no Brasil e exige que empresas tratem…

Setor privado pode se tornar impulsionador desse segmento por meio do compromisso com transformação econômica e social A economia criativa tem se consolidado como uma…

Leia mais

Andersen Ballão integra rede estratégica da Câmara de Comércio Índia…

Associação formaliza atuação já consolidada do escritório com empresas indianas e reforça seu posicionamento diante do crescimento bilateral dos negócios Com um fluxo comercial crescente…

Leia mais

Como a ABA integra maternidade e liderança em sua cultura…

Valorizar a parentalidade é um compromisso que fortalece carreiras, mas também o futuro das organizações   Poucos acontecimentos têm o potencial de transformar tanto a…

Leia mais