Com novas regras, declarar patrimônio no exterior exige preparo técnico e atenção constante - Andersen Ballão Advocacia

Artigos e Publicações

Com novas regras, declarar patrimônio no exterior exige preparo técnico e atenção constante

Publicado em 02/06/2025

Há mais de 20 anos, a Andersen Balão presta consultoria especializada em tributação de pessoas físicas com bens e rendimentos fora do Brasil

Quem possui patrimônio fora do Brasil, como imóveis, investimentos, contas bancárias ou empresas, precisa lidar com regras fiscais cada vez mais desafiadoras, que exigem atenção a detalhes técnicos e atualizações frequentes. Em 2025, a Receita Federal alterou as regras sobre tributação e ativos e investimentos no exterior, exigindo maior atenção no momento de declarar.

As novas regras trazem mudanças significativas, como a tributação sobre variação cambial de certos investimentos, exigindo controle minucioso e documentação precisa por parte do contribuinte.

Essa exigência se soma a outros pontos sensíveis que já fazem parte da rotina de quem tem exposição internacional. Entre eles estão a definição correta da residência fiscal, o entendimento da tributação sobre renda mundial, os impactos de acordos para evitar bitributação e os critérios para avaliação e reporte de ativos em diferentes jurisdições.

Em um ambiente que combina alta complexidade normativa com crescimento da fiscalização cruzada entre países, a busca por consultoria especializada se tornou essencial para evitar autuações, erros involuntários e prejuízos financeiros.

NÚCLEO ESPECIALIZADO

É nesse cenário que se insere o trabalho desenvolvido pela Andersen Balão Advocacia, que há mais de duas décadas mantém um núcleo dedicado exclusivamente à consultoria em tributação de pessoa física com patrimônio e operações transnacionais. A atuação envolve uma abordagem personalizada, voltada à conformidade fiscal integral e ao alinhamento com legislações nacionais e internacionais.

“As novas regras fiscais demandaram estudos aprofundados, esforço e adaptações da equipe. É uma mudança que impacta diretamente a metodologia de apuração e requer precisão técnica para evitar inconsistências ou autuações”, explica o sócio-coordenador da Andersen Ballão Advocacia, Ariel Palmeira, atual responsável pelo projeto dentro do escritório.

Segundo ele, o diferencial do trabalho está na combinação entre atualização normativa constante, conhecimento técnico aprofundado e atendimento individualizado. “A cada ano, surgem novas regras ou interpretações que mudam o cenário. Nossa função é oferecer segurança e previsibilidade, mesmo diante do contexto altamente incerto do país.”

Com atuação altamente voltada aos clientes com estruturas patrimoniais sofisticadas, o núcleo já processou milhares declarações com perfil transnacional, reforçando o papel da Andersen Balão como referência na área.

Matérias Relacionadas

Novas gerações impulsionam a filantropia empresarial

Lideranças mais atentas à sustentabilidade e à equidade social impactarão positivamente o investimento social privado A 4ª edição da Pesquisa Doação Brasil, realizada pelo Instituto…

Leia mais

Impacto operacional do IBS e CBS exige preparo das empresas

 Fase ‘teste’ começa em 2026, mas ajustes de sistemas poderão ser feitos a partir do final de 2025 A fase de transição da Reforma Tributária…

Leia mais

Justiça reconhece direito de redução de jornada para pais que…

Empresas devem zelar pela adequação da rotina do trabalhador Conciliar responsabilidades profissionais com os cuidados exigidos por filhos com deficiência é um desafio que vai…

Leia mais