Cultura e Terceiro Setor terão projetos de grande destaque em 2022
Publicado em 31/01/2022
Andersen Ballão Advocacia tem departamento exclusivo para as duas áreas e pode orientar empresas em seus planejamentos do ano
Ao longo de 2021, a Andersen Ballão Advocacia esteve à frente de diversas campanhas e projetos ligados à cultura e ao terceiro setor, que impactaram diferentes comunidades do Paraná e do Brasil. Um deles foi a exposição “Narrativas e Poéticas do Mate”, realizada no Espaço Cultural BRDE-Palacete dos Leões, em Curitiba, com obras do pintor Alfredo Andersen ligadas ao ciclo da erva mate.
“Nos alegra ver o legado de Alfredo Andersen ganhando presença em exposições que enaltecem a cultura e as raízes do estado do Paraná, algo que lhe era muito caro e que retratou de forma tão singular”, afirmou Wilson Andersen Ballão, bisneto do pintor, presidente da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen e sócio fundador da ABA durante a inauguração da mostra.
Outro destaque foi o projeto Clássicos Regionais, do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP), em parceria com o Instituto Portinari, bem como o retorno dos concertos presenciais no Teatro Guaíra. “Uma conquista do ano foi possibilitar o retorno do maestro Stefen Geiger à cidade para a regência de concertos de grande popularidade, que representam um retorno, ainda que gradual, à nossa vida cultural”, lembra a advogada Marcella Souza, coordenadora do Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor da ABA.
Ainda, no fim do ano, uma campanha de longa duração envolveu solidariedade e condicionamento físico, numa parceria da ABA com a Controladoria Geral do Estado, que arrecadou doações para o Instituto Princesa Benedikte.
Retomada com segurança é mote para 2022
Com o gradativo controle da pandemia da covid, os projetos para 2022 incluem a retomada de mais eventos presenciais do IAOSP, com todos os cuidados sanitários, ao mesmo tempo em que serão mantidos os projetos online que fizeram sucesso nacionalmente e destacaram-se como importantes fomentadores de debates para a cultura no país. Um exemplo é o “Escuta”, série de entrevistas com personalidades do cotidiano ligadas à música, cultura, arte e direitos humanos. A divulgação da segunda temporada de entrevistas, que contará com quatro bate-papos com convidados especiais, inicia dia 4 de fevereiro.
“Também para 2022, estamos trabalhando para viabilizar a visita da filha da Princesa Benedikte da Dinamarca ao Instituto que leva o nome de sua mãe, o IPB. Na parte da conservação da memória e divulgação do legado de Alfredo Andersen, já temos agendado o empréstimo de algumas obras do artista para uma exposição que será realizada no Sesc 24 de Maio, em São Paulo”, conta Marcella.
Matérias Relacionadas
Investimentos públicos e privados dão novo fôlego à Cultura
Depois dos desafios dos últimos anos, a cultura está retornando ao centro das atenções, com investimentos tanto públicos quanto privados A cultura, que sempre foi…
Leia maisPrimeira obra de Alfredo Andersen no Brasil é doada ao…
“Porto de Cabedelo” revela paisagem da chegada do pintor ao Brasil Ao chegar no Brasil, o pintor Alfredo Andersen (1860-1935) retratou a paisagem que avistava,…
Leia maisConheça as histórias por trás da sede da ABA, nosso…
Escritório atua no mesmo endereço há 20 anos, preservando a história e a memória da capital paranaense Atender seus clientes em todas as demandas jurídicas…
Leia mais