Empresário: saiba como destinar doações de forma segura e controlada neste fim de ano
Publicado em 20/12/2022
Entidades do terceiro setor buscam dados confiáveis – conheça algumas fontes
Cada vez mais, o mundo empresarial busca dados confiáveis para efetivar iniciativas de responsabilidade social, o que faz parte dos compromissos ESG. Atendendo a essa demanda, o Relatório BISC 2022 vem como ferramenta útil, a partir de uma sondagem com uma rede de 182 empresas e 11 fundações e institutos corporativos do Brasil. A pesquisa é apoiada pelo GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas que atuam em parceria pela profissionalização do investimento corporativo, por meio do monitoramento de projetos sociais, ambientais, culturais e científicos de interesse público.
De acordo com o levantamento BISC mais recente, referente a 2021, as empresas brasileiras investiram R$ 4,1 bilhões em investimentos sociais corporativos no ano passado, o que representa uma queda de 27% em relação a 2020, primeiro ano da pandemia, quando houve um estímulo ao crescimento das doações. O Relatório indica ainda que as empresas desejam ampliar o papel estratégico das áreas sociais em suas atividades, e quase 30% planejam ampliar o valor investido no terceiro setor.
“A partir de indicadores como esses, é possível avaliar o setor com maior assertividade e traçar melhores estratégias na orientação de empresas para aperfeiçoar sua gestão social e direcionar melhor seus investimentos sociais”, explica a coordenadora do Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor da Andersen Ballão Advocacia, Marcella Souza.
Para melhor direcionar esse investimento, é importante contar com uma assessoria profissional em várias frentes, inclusive jurídica. “Dispomos de sugestões quanto a entidades idôneas com as quais é seguro estabelecer relações de parceria, além de podermos conduzir toda a consultoria necessária”, explica a advogada.
Conheça o apoio ao terceiro setor na ABA
A partir de sua experiência à frente da gestão de entidades e projetos tanto culturais quanto sociais, a ABA realiza a administração do Instituto Princesa Benedikte (IPB), entidade que mantém parceria com o Lar Dona Vera, localizado no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba (PR), e que abriga cerca de 20 crianças. A entidade foi beneficiada pela campanha de Natal da ABA em 2022, junto com o Lar de Idosos Recanto Tarumã, com arrecadação de roupas, itens de higiene e alimentos.
Outras entidades administradas e apoiadas pelo escritório são a Sociedade Amigos de Alfredo Andersen e Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP).
“O importante é que as ações não sejam pontuais, pois não se trata de ajudar em momentos isolados, mas de manter projetos de longo prazo que permitam a essas entidades existir e conduzir o apoio aos mais necessitados adequadamente. As próprias empresas só têm a ganhar com o investimento profissional e continuado no terceiro setor”, finaliza Marcella.
SERVIÇO
Consulte aqui o relatório BISC 2022.
Leia mais notícias jurídicas aqui
Matérias Relacionadas
Arte e solidariedade
A exposição “Amor Arte Amor Criança” foi realizada no dia 12 de dezembro do ano passado na sede da Andersen Ballão Advocacia, em Curitiba, e…
Leia maisCultura vive retomada e busca diálogo com a sociedade civil
Ações governamentais impulsionam o importante momento que o país vem vivenciando e abre espaço para apoio das empresas ao terceiro setor As boas previsões para…
Leia maisMesmo sem fins lucrativos, OSCs podem ter atividade econômica
Trabalhar em benefício de um grupo ou causa não precisa excluir a geração de receita para entidades do terceiro setor Assim como qualquer empresa ou…
Leia mais