Expansão e protagonismo marcam a trajetória da ABA em 2025 - Andersen Ballão Advocacia

Artigos e Publicações

Expansão e protagonismo marcam a trajetória da ABA em 2025

Publicado em 12/01/2026

Presença ampliada, debates jurídicos e reconhecimento em publicações especializadas estão entre as realizações do escritório

A Andersen Ballão Advocacia completou 46 anos em 2025, com uma sequência de atividades e movimentações que ampliaram sua presença territorial, fortaleceram vínculos institucionais, além de aprofundar sua interlocução com empresas e instituições diante de um cenário jurídico em transformação.

Para o sócio-fundador Wilson José Andersen Ballão, o ano refletiu uma atuação conectada aos desafios atuais do universo corporativo brasileiro e global, com atenção às exigências que as novas dinâmicas econômicas e regulatórias impõem às organizações. “Estivemos onde já tínhamos raízes e abrimos caminhos onde faz sentido ingressarmos, sempre atentos ao que impacta as empresas e ao que transforma o Direito.”

Ao olhar para 2026, Dr. Ballão projeta um cenário exigente, com impactos diretos da Reforma Tributária sobre a operação das empresas, reconfigurações regulatórias em curso e pressões internacionais por maior conformidade jurídica e de sustentabilidade. “Será um período de decisões estruturais para os negócios no Brasil, e nosso papel é antecipar os riscos, além de acompanhar as transições com clareza técnica e visão integrada do mercado.”

Ampliação das operações

Entre os marcos dos últimos 12 meses, está o início das operações em Chapecó, no oeste catarinense, onde o escritório estabeleceu sua primeira sede fora do Paraná. Instalada no centro da cidade, a unidade se integra à estrutura de Curitiba e compartilha os mesmos padrões técnicos e administrativos.

Coordenada pela advogada Ana Bonassi Machado, a nova frente de atuação surge em uma região com forte vocação agroindustrial, reconhecida também por sua inserção no comércio internacional.  “Como escritório full service, a Andersen Ballão tem capacidade técnica suficiente para prestar atendimento altamente especializado e abrangente para empresas de todos os portes e segmentos econômicos em Chapecó”, avalia Ana.

Paralelo a esse movimento de expansão, a Andersen Ballão promoveu nove eventos ao longo do ano, o que engloba encontros presenciais em Curitiba e Chapecó, além de imersões online acessadas por participantes de diferentes regiões do país e do exterior. Voltadas a empresários, dirigentes e equipes jurídicas, as atividades trouxeram análises aplicadas sobre questões que influenciam a rotina e o planejamento das organizações.

A programação incluiu dois painéis sobre a Reforma Tributária, realizados em setembro e dezembro, debates sobre pejotização, riscos psicossociais no ambiente de trabalho, oportunidades fiscais ligadas à Lei do Bem, no marco regulatório da inteligência artificial e impacto da tecnologia nas patentes, além de encontros com foco nas mudanças nas regras para o reconhecimento da cidadania italiana.

Como desdobramento da atuação voltada à Reforma Tributária, a Andersen Ballão lançou em outubro a coluna Cadernos da Reforma Tributária, publicada em seu site institucional. O conteúdo busca acompanhar a transição para o novo modelo fiscal com uma abordagem técnica, porém acessível, voltada às necessidades concretas das empresas.

Ao mesmo tempo, advogados e sócios do escritório contribuíram com o debate público por meio de artigos e entrevistas em veículos de grande circulação e na imprensa especializada. Valor Econômico, Folha de S. Paulo, Forbes, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Terra, Olhar Digital, Consultor Jurídico e Agrolink foram alguns dos canais que repercutiram suas análises sobre alterações legislativas, jurisprudência aplicada, reorganizações societárias e estratégias de mitigação de riscos jurídicos.

Parcerias institucionais

A ampliação das conexões internacionais foi reforçada com a formalização da associação à Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB), entidade que atua desde 2003 na promoção de relações empresariais entre os dois países.

O escritório passou a integrar oficialmente a rede da CCIB e sediou, em maio, o primeiro evento da instituição no Sul do Brasil. O encontro reuniu representantes institucionais e lideranças empresariais para discutir oportunidades de negócios e aspectos jurídicos do intercâmbio bilateral. A participação da ABA nesse ecossistema acompanha uma atuação já consolidada junto a empresas indianas que operam no Brasil e a organizações brasileiras com interesse no mercado asiático.

A rotina do escritório também incorporou iniciativas culturais. Em 2025, a Andersen Ballão iniciou a exibição mensal de obras do pintor Alfredo Andersen em sua sede, em Curitiba. Considerado precursor das artes plásticas no Paraná e bisavô do sócio-fundador Wilson José Andersen Ballão, o artista teve telas do acervo familiar expostas no saguão principal ao longo do ano. Cada obra foi acompanhada por textos que contextualizam sua criação e trajetória.

Reconhecimento do mercado

O reconhecimento às iniciativas do ano também se refletiu em destaque nas principais publicações jurídicas nacionais e internacionais. No anuário Análise Advocacia 2026, divulgado em novembro, o escritório figurou em 12 categorias jurídicas e econômicas, incluindo o primeiro lugar nacional no setor de Perfumaria e Cosméticos. O mesmo ranking posicionou os sócios Natália Villas Bôas Zanelatto, Edson Fernando Hauagge e Gustavo Almeida de Almeida entre os profissionais mais admirados do país.

Já na edição regional, publicada em julho, a banca foi apontada como a mais respeitada do Sul, com menções individuais a Wilson José Andersen Ballão, Natália Zanelatto, Edson Hauagge e Karla Closs Fonseca.

No cenário internacional, a Andersen Ballão integrou a seleção da francesa Leaders League na categoria Transaction and Deals – Corporate South, com destaque para o sócio-coordenador Wilson Spinelli Andersen Ballão. O guia britânico Chambers and Partners manteve o escritório entre os nomes de referência no Paraná, com ênfase para a atuação técnica e o atendimento direto às empresas. Wilson Spinelli também foi citado individualmente por sua visão estratégica e proximidade com os clientes.

Para Wilson José Andersen Ballão, essas distinções refletem a confiança construída ao longo dos anos e reafirmam a consistência do trabalho da banca. “São resultados que reafirmam a seriedade do nosso trabalho e refletem a confiança de quem está conosco há muitos anos,” reforça o sócio fundador.

Matérias Relacionadas

Do contrato à prova, o contencioso exige precisão

Jurisprudência recente destaca falhas contratuais, excessos negociais e desequilíbrios probatórios como causas recorrentes de litígios A resolução de disputas contratuais e patrimoniais nos últimos doze…

Leia mais

Comunidades de Araucária recebem Campanha Natal Solidário

Mais de 220 famílias foram atendidas por ação da ABA, em parceria com o Instituto Casa da Mãe Joana e Instituto Princesa Benedikte A Andersen…

Leia mais

Quais tendências pautaram o direito empresarial em 2025?

Especialistas da ABA analisaram temas como impasses societários, contratos e governança A crescente pressão por governança e expansão estratégica impõe novos desafios para empreendimentos brasileiros,…

Leia mais