 
            Informativos da ABA auxiliam na tomada de decisões
Publicado em 03/11/2022
Quando se trata de informação, mais cedo ou mais tarde ela chega até nós. Mas, no mundo dos negócios, quanto antes você estiver por dentro de mudanças legislativas e outros fatos jurídicos relevantes, melhor. Esse é o objetivo dos informes extraordinários da Andersen Ballão Advocacia (ABA), disparados por e-mail aos seus clientes, parceiros e outros contatos. Como padrão, são enviados informes em português, mas, quando o conteúdo interessa especialmente a estrangeiros, como questões de imigração e temas de direito empresarial internacional, versões em inglês também são disparadas.
“Fazemos uma seleção criteriosa e enviamos somente aquilo que precisa ser informado rapidamente, em função da importância e urgência, para embasar a tomada de decisões empresariais”, explica o gerente jurídico da ABA, Gil Justen Santana, responsável pela gestão dos boletins, enviados numa média de dois por mês. O profissional também acompanha esta newsletter mensal, que traz um compilado das informações mais relevantes do período. Para os empresários, é a oportunidade de receber uma informação de fonte fidedigna a tempo de agir com segurança.
Uma das áreas em que ocorrem inúmeras e frequentes novidades é a tributária – ainda mais no Brasil, onde as regras variam nas diversas esferas de poder – normas federais, estaduais e municipais, com inúmeras nuances para cada setor econômico.
“Os informes são um excelente meio de entrar em contato imediato com nossos clientes para atualização das obrigações da agenda fiscal anual e, especialmente, acerca de mudanças inesperadas que demandam a atenção urgente das empresas”, explica o coordenador do Departamento Tributário da ABA, Marcelo Diniz Barbosa. “Buscamos compartilhar informações técnicas de forma acessível, sobretudo decisões administrativas e judiciais que tragam precedentes tributários relevantes.”
O coordenador do Departamento Trabalhista da ABA, Edson Hauagge, lembra que, durante a pandemia da covid-19, os informes foram ainda mais constantes e necessários. “Houve muita novidade, desde normas ligadas à suspensão de contratos de trabalho, regras para o teletrabalho, afastamento de gestantes, e mesmo a regulamentação sanitária para a segurança do trabalho (isolamento e distanciamento social)”, enumera.
Diniz comenta que a disseminação e democratização da informação é um dos valores da ABA. “Nossa intenção é formar massa crítica: quanto mais informação estiver disponível à sociedade, maior será a colaboração de diferentes profissionais, o que certamente contribui para a superação dos dilemas rotineiros da área tributária.”
“A ideia não é guardar a informação, e sim compartilhá-la, para que nosso cliente possa se concentrar em seu negócio apenas”, concorda Hauagge.
Veja nossos últimos informes
Matérias Relacionadas
 
						
                            
                            Novas gerações impulsionam a filantropia empresarial
Lideranças mais atentas à sustentabilidade e à equidade social impactarão positivamente o investimento social privado A 4ª edição da Pesquisa Doação Brasil, realizada pelo Instituto…
Leia mais 
						
                            
                            Impacto operacional do IBS e CBS exige preparo das empresas
Fase ‘teste’ começa em 2026, mas ajustes de sistemas poderão ser feitos a partir do final de 2025 A fase de transição da Reforma Tributária…
Leia mais 
						
                            
                            Justiça reconhece direito de redução de jornada para pais que…
Empresas devem zelar pela adequação da rotina do trabalhador Conciliar responsabilidades profissionais com os cuidados exigidos por filhos com deficiência é um desafio que vai…
Leia mais 
                             
                             
                             
                             
                         
                         
                                 
                                 
                            