Artigos e Publicações

Informativos da ABA auxiliam na tomada de decisões

Publicado em 03/11/2022

Quando se trata de informação, mais cedo ou mais tarde ela chega até nós. Mas, no mundo dos negócios, quanto antes você estiver por dentro de mudanças legislativas e outros fatos jurídicos relevantes, melhor. Esse é o objetivo dos informes extraordinários da Andersen Ballão Advocacia (ABA), disparados por e-mail aos seus clientes, parceiros e outros contatos. Como padrão, são enviados informes em português, mas, quando o conteúdo interessa especialmente a estrangeiros, como questões de imigração e temas de direito empresarial internacional, versões em inglês também são disparadas.

“Fazemos uma seleção criteriosa e enviamos somente aquilo que precisa ser informado rapidamente, em função da importância e urgência, para embasar a tomada de decisões empresariais”, explica o gerente jurídico da ABA, Gil Justen Santana, responsável pela gestão dos boletins, enviados numa média de dois por mês. O profissional também acompanha esta newsletter mensal, que traz um compilado das informações mais relevantes do período. Para os empresários, é a oportunidade de receber uma informação de fonte fidedigna a tempo de agir com segurança.

Uma das áreas em que ocorrem inúmeras e frequentes novidades é a tributária – ainda mais no Brasil, onde as regras variam nas diversas esferas de poder – normas federais, estaduais e municipais, com inúmeras nuances para cada setor econômico.

“Os informes são um excelente meio de entrar em contato imediato com nossos clientes para atualização das obrigações da agenda fiscal anual e, especialmente, acerca de mudanças inesperadas que demandam a atenção urgente das empresas”, explica o coordenador do Departamento Tributário da ABA, Marcelo Diniz Barbosa. “Buscamos compartilhar informações técnicas de forma acessível, sobretudo decisões administrativas e judiciais que tragam precedentes tributários relevantes.”

O coordenador do Departamento Trabalhista da ABA, Edson Hauagge, lembra que, durante a pandemia da covid-19, os informes foram ainda mais constantes e necessários.  “Houve muita novidade, desde normas ligadas à suspensão de contratos de trabalho, regras para o teletrabalho, afastamento de gestantes, e mesmo a regulamentação sanitária para a segurança do trabalho (isolamento e distanciamento social)”, enumera.

Diniz comenta que a disseminação e democratização da informação é um dos valores da ABA. “Nossa intenção é formar massa crítica: quanto mais informação estiver disponível à sociedade, maior será a colaboração de diferentes profissionais, o que certamente contribui para a superação dos dilemas rotineiros da área tributária.”

“A ideia não é guardar a informação, e sim compartilhá-la, para que nosso cliente possa se concentrar em seu negócio apenas”, concorda Hauagge.

Veja nossos últimos informes

Artigos e Publicações Português

 

Matérias Relacionadas

Ombudsman da ABA quer dar ainda mais agilidade ao trabalho…

A ideia da atuação do ombudsman é fazer a ponte entre o advogado e o cliente quando necessário Objetivando um atendimento ainda mais personalizado e…

Leia mais

O que muda com a nova Lei sobre tributação de…

Advogado tributarista destaca que é essencial manter toda a documentação suporte, como  extratos bancários e balanços das empresas no exterior, para eventual apresentação à Receita…

Leia mais

A responsabilidade do empregador sobre atos do empregado

Apesar de ocorrer a responsabilização do empregador por ato do empregado, é possível que o empregador busque o ressarcimento por eventuais prejuízos causados pelo empregado…

Leia mais