
Juízes passam a ter acesso ao sistema de FGTS em tempo real
Publicado em 07/01/2020
Agora é possível verificar a situação da conta do trabalhador reclamante via acesso online
Desde o mês de fevereiro, os magistrados e servidores da Justiça do Trabalho em todo o Brasil têm acesso online às informações do sistema de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A consulta é possível por força do acordo de cooperação técnica firmado entre o o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e a Caixa Econômica Federal, o qual viabilizou o acesso ao sistema.
Esse acordo oferece ao juiz mais uma ferramenta na busca da verdade real. O acesso dá a possibilidade ao juiz ou servidor, a qualquer momento, como por exemplo em audiência ou no momento da decisão judicial, conferir se a empresa depositou ou não o FGTS devido ao trabalhador autor da causa. Anteriormente, o processo era mais demorado, pois necessário que o juiz solicitasse a informação à Caixa por ofício.
A advogada trabalhista da Andersen Ballão Advocacia, Carla Ciendra Costa Alberti, analisa o tema: “Os processos ficam mais céleres. A tendência dominante na Justiça do Trabalho aponta para um acompanhamento cada vez mais próximo do Judiciário quanto ao cumprimento de obrigações trabalhistas pelas empresas. Os empregadores devem se adaptar a essa nova realidade para não serem surpreendidos”, explica.
A advogada acrescenta ainda que, com o convênio, os processos trabalhistas desse gênero ficaram de fato mais transparentes. “De um certo ângulo, a situação favorece os empregadores mais organizados e eficientes, em detrimento daqueles devedores contumazes de obrigações trabalhistas”, finaliza Carla.
Matérias Relacionadas

Exigência de visto para cidadãos americanos, canadenses e australianos
Em 10 de abril de 2025, entrou em vigor o Decreto nº 11.515 de 2023, que prevê a revogação da dispensa de visto de visita…
Leia mais
Empresas e contribuintes podem transformar o pagamento do IR em…
Fundos sociais e projetos culturais ou desportivos podem receber recursos pelo direcionamento de imposto devido Cumprir com obrigações fiscais, como o pagamento do imposto…
Leia mais
Empresas ganham mais liberdade para pactuar juros
Nova norma afasta restrições históricas sobre as taxas em operações privadas, mas exige revisão criteriosa de contratos e políticas de crédito A Lei 14.905/2024,…
Leia mais