Artigos e Publicações

Nova temporada do programa de entrevistas Escuta traz o cantor paranaense Alexandre Nero

Publicado em 04/07/2022

Produzida pelo Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná, série online debate temas da cultura contemporânea

 

Em consonância com sua histórica relação com as artes, a Andersen Ballão Advocacia (ABA) se alegra em apoiar o projeto “Escuta”, realizado pelo Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP). O Instituto tem como presidente o sócio-fundador da ABA, o advogado Wilson José Andersen Ballão, e é gerido pelos profissionais do Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor do escritório.

Ambiente online de entrevistas sobre música, mas que também abordam a arte e a cultura de forma geral, com acesso pela plataforma YouTube, o “Escuta” visa reunir o que há de mais autêntico em relação à produção cultural do país, num tom de proximidade e abertura. “Desde a primeira edição do programa, que aconteceu na Pinacoteca de São Paulo, o projeto reúne músicos, artistas visuais, curadores, educadores, sociólogos e vários outros profissionais da cultura para debater temas diversos relacionados ao mundo artístico. A pluralidade de olhares críticos sobre a arte, contidos na proposta do projeto, contribui para enriquecer a nossa compreensão e, por consequência, democratizar o entendimento do público sobre o assunto”, explica o diretor do IAOSP e entrevistador do Escuta, o advogado Francisco Bley.

Na primeira e na segunda temporadas, o programa ouviu nomes como o bailarino Rodrigo Pederneiras, do grupo Corpo; o diretor artístico da Orquestra Sinfônica de São Paulo, Arthur Nestrovski; a arquiteta, urbanista e escritora Joice Berth; a arte-educadora Rita Von Runty, entre vários outros destaques culturais. Apesar de os convidados serem de várias áreas, a conversa enfatiza, com frequência, a música.

Agora, ao entrar em sua terceira temporada, o Escuta migrou para o Rio de Janeiro e trouxe o cantor e ator paranaense Alexandre Nero numa conversa animada e aprofundada sobre as artes e o momento do país, com estreia dia 29 de junho. A ambientação no Hotel Chez Georges traz um adicional: a vista deslumbrante do bairro carioca de Santa Teresa.

As próximas entrevistas serão divulgadas a cada três semanas, e trarão nomes como a cantora Ana Frango Elétrico,  Carlos do Complexo e Denilson Baniwa, artistas que ocupam o centro da produção musical e artística de hoje em dia no país, e que compartilharam no programa um pouco de suas trajetórias e de seus pensamentos.

Além da série de entrevistas, o Escuta iniciou uma parceria com a revista Amarello (@revistaamarello), que trará publicações mensais sobre os cenários da arte e da música.

Conheça os entrevistados dessa temporada:

– Alexandre Nero, após um hiato de 11 anos, estreou seu mais novo álbum, intitulado “Quartos, Suítes, Alguns Cômodos e Outros nem Tanto”, que conta com canções orquestradas e parcerias com mestres da música brasileira como Elza Soares, Aldir Blanc e Milton Nascimento.

– Ana Frango Elétrico acaba de encerrar a última turnê de seu aclamado disco “Little Electric Chicken Heart” e, após concorrer ao Grammy Latino aos 23 anos, prepara o lançamento de seu terceiro trabalho de estúdio.

– Carlos do Complexo também foi indicado ao Grammy Latino por “Visceral”, trabalho audiovisual feito em parceria com Fran Gil e Bibi Caetano. Além disso, o artista lançou o excelente “Torus”, disco que parte de conceitos da geometria para misturar, com maestria, gêneros musicais como funk carioca, grime, música eletrônica e música experimental.

– Denilson Baniwa é artista plástico, curador, performer e ativista dos direitos indígenas. Vencedor do prêmio PIPA Online 2020, Denilson participou da Bienal de Sydney, na Austrália, acaba de encerrar uma exposição individual no Rio de Janeiro e estará, ainda em 2022, em uma exposição no Getty Museum, em Los Angeles.

SERVIÇO

Acompanhe o “Escuta” pelas redes sociais:

https://www.instagram.com/_escuta

https://www.youtube.com/c/Escutaoficial

https://www.instagram.com/apoiosinfonicaparana/

Matérias Relacionadas

Observatório da Cultura Paranaense promove união de entidades inédita no estado

Observatório da Cultura Paranaense promove união de entidades inédita no…

Com assessoria jurídica da Andersen Ballão Advocacia, entidade apoia projetos culturais, científicos, históricos, literários, artísticos, gastronômicos, entre outros   Sediado oficialmente no prédio histórico do…

Leia mais
Entrevista exclusiva com o maestro Stefan Geiger

Entrevista exclusiva com o maestro Stefan Geiger

Conheça um pouco mais sobre o regente que acompanhou a Orquestra Sinfônica do Paraná durante seis anos consecutivos   Quando chegou ao Brasil para colaborar…

Leia mais
Orquestra Sinfônica do Paraná abre temporada com obras selecionadas pelo maestro Stefan Geiger

Orquestra Sinfônica do Paraná abre temporada com obras selecionadas pelo…

IAOSP realiza apresentação no palco do Guairão com obras de Tchaikovsky, Grieg e Ronaldo Miranda   A união do clássico e do contemporâneo, do internacional…

Leia mais