Artigos e Publicações

Nova temporada do programa de entrevistas Escuta traz o cantor paranaense Alexandre Nero

Publicado em 04/07/2022

Produzida pelo Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná, série online debate temas da cultura contemporânea

 

Em consonância com sua histórica relação com as artes, a Andersen Ballão Advocacia (ABA) se alegra em apoiar o projeto “Escuta”, realizado pelo Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP). O Instituto tem como presidente o sócio-fundador da ABA, o advogado Wilson José Andersen Ballão, e é gerido pelos profissionais do Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor do escritório.

Ambiente online de entrevistas sobre música, mas que também abordam a arte e a cultura de forma geral, com acesso pela plataforma YouTube, o “Escuta” visa reunir o que há de mais autêntico em relação à produção cultural do país, num tom de proximidade e abertura. “Desde a primeira edição do programa, que aconteceu na Pinacoteca de São Paulo, o projeto reúne músicos, artistas visuais, curadores, educadores, sociólogos e vários outros profissionais da cultura para debater temas diversos relacionados ao mundo artístico. A pluralidade de olhares críticos sobre a arte, contidos na proposta do projeto, contribui para enriquecer a nossa compreensão e, por consequência, democratizar o entendimento do público sobre o assunto”, explica o diretor do IAOSP e entrevistador do Escuta, o advogado Francisco Bley.

Na primeira e na segunda temporadas, o programa ouviu nomes como o bailarino Rodrigo Pederneiras, do grupo Corpo; o diretor artístico da Orquestra Sinfônica de São Paulo, Arthur Nestrovski; a arquiteta, urbanista e escritora Joice Berth; a arte-educadora Rita Von Runty, entre vários outros destaques culturais. Apesar de os convidados serem de várias áreas, a conversa enfatiza, com frequência, a música.

Agora, ao entrar em sua terceira temporada, o Escuta migrou para o Rio de Janeiro e trouxe o cantor e ator paranaense Alexandre Nero numa conversa animada e aprofundada sobre as artes e o momento do país, com estreia dia 29 de junho. A ambientação no Hotel Chez Georges traz um adicional: a vista deslumbrante do bairro carioca de Santa Teresa.

As próximas entrevistas serão divulgadas a cada três semanas, e trarão nomes como a cantora Ana Frango Elétrico,  Carlos do Complexo e Denilson Baniwa, artistas que ocupam o centro da produção musical e artística de hoje em dia no país, e que compartilharam no programa um pouco de suas trajetórias e de seus pensamentos.

Além da série de entrevistas, o Escuta iniciou uma parceria com a revista Amarello (@revistaamarello), que trará publicações mensais sobre os cenários da arte e da música.

Conheça os entrevistados dessa temporada:

– Alexandre Nero, após um hiato de 11 anos, estreou seu mais novo álbum, intitulado “Quartos, Suítes, Alguns Cômodos e Outros nem Tanto”, que conta com canções orquestradas e parcerias com mestres da música brasileira como Elza Soares, Aldir Blanc e Milton Nascimento.

– Ana Frango Elétrico acaba de encerrar a última turnê de seu aclamado disco “Little Electric Chicken Heart” e, após concorrer ao Grammy Latino aos 23 anos, prepara o lançamento de seu terceiro trabalho de estúdio.

– Carlos do Complexo também foi indicado ao Grammy Latino por “Visceral”, trabalho audiovisual feito em parceria com Fran Gil e Bibi Caetano. Além disso, o artista lançou o excelente “Torus”, disco que parte de conceitos da geometria para misturar, com maestria, gêneros musicais como funk carioca, grime, música eletrônica e música experimental.

– Denilson Baniwa é artista plástico, curador, performer e ativista dos direitos indígenas. Vencedor do prêmio PIPA Online 2020, Denilson participou da Bienal de Sydney, na Austrália, acaba de encerrar uma exposição individual no Rio de Janeiro e estará, ainda em 2022, em uma exposição no Getty Museum, em Los Angeles.

SERVIÇO

Acompanhe o “Escuta” pelas redes sociais:

https://www.instagram.com/_escuta

https://www.youtube.com/c/Escutaoficial

https://www.instagram.com/apoiosinfonicaparana/

Matérias Relacionadas

Primeira obra de Alfredo Andersen no Brasil é doada ao…

“Porto de Cabedelo” revela paisagem da chegada do pintor ao Brasil Ao chegar no Brasil, o pintor Alfredo Andersen (1860-1935) retratou a paisagem que avistava,…

Leia mais

Conheça as histórias por trás da sede da ABA, nosso…

Escritório atua no mesmo endereço há 20 anos, preservando a história e a memória da capital paranaense Atender seus clientes em todas as demandas jurídicas…

Leia mais

Veja como a ABA uniu tecnologia e natureza no mundo…

Criação de salas para audiências online com janelas de vidro permite silêncio e conforto Com a intensificação da transformação digital durante a pandemia da covid,…

Leia mais