Artigos e Publicações

Observatório da Cultura Paranaense promove união de entidades inédita no estado

Observatório da Cultura Paranaense promove união de entidades inédita no estado

Publicado em 04/05/2022

Com assessoria jurídica da Andersen Ballão Advocacia, entidade apoia projetos culturais, científicos, históricos, literários, artísticos, gastronômicos, entre outros

 

Sediado oficialmente no prédio histórico do Palacete Belvedere, no São Francisco, ao lado das Ruínas, o Observatório da Cultura Paranaense (OCP) tem sido um importante fórum de reunião de entidades que colaboram com a preservação e divulgação de nossas riquezas culturais. Após um incêndio em 2017 e obras de revitalização, o local foi reinaugurado em dezembro de 2019, com apresentação musical, tendo uma encenação da “Celebração Belle Époque Brasileira”, e passou a abrigar a Academia Paranaense de Letras, o Observatório da Cultura Paranaense e o café escola literário do Sesc.

Ao longo do processo, que levou cinco anos, o grupo, liderado pela professora Chloris Casagrande Justen e pelo hoje senador Flávio Arns, desde a concessão do espaço pelo governo do Estado do Paraná para a Academia Paranaense de Letras, se empenhou na recuperação do Belvedere. Wilson Andersen Ballão, sócio-fundador da Andersen Ballão Advocacia, se dedicou à recuperação do espaço, sendo hoje o seu diretor jurídico. A entidade tem como membros a Sociedade Amigos de Alfredo Andersen e o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP), além de outras inúmeras renomadas instituições.

“Foi um processo muito trabalhoso, que pudemos apoiar com reuniões mensais, em que se discutiu a revitalização do local e no qual foram alinhadas parcerias com diversas entidades, órgãos públicos e representantes de meios culturais. Muitas empresas do entorno do prédio foram envolvidas no restauro, até que o ilustre prefeito Rafael Greca houve por bem assumir oficialmente a obra. Hoje, após a conclusão da obra, os membros do OCP reúnem-se mensalmente para debater assuntos relacionados à cultura paranaense”, relembra a advogada Marcella Souza, coordenadora do Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor da ABA.

O Observatório tem como missão “atrair e congregar as entidades de caráter cultural em atividade no Paraná, atuando como órgão consultivo da Academia Paranaense de Letras nas ações culturais, podendo propor estudos, projetos, programas e ações que preservem, valorizem e divulguem a cultura paranaense em seus diferentes aspectos (científico, histórico, literário, artístico e gastronômico), de forma a que seja considerado um laboratório cultural, visando o desenvolvimento do Paraná no setor”.

Conheça o Palacete Belvedere

Sede da Academia Paranaense de Letras e do Observatório da Cultura Paranaense, o Palacete Belvedere é um prédio histórico, tombado em âmbito estadual desde 1966. Trata-se de uma construção desenhada com linhas art nouveau, construída em 1915 pelo então prefeito Cândido de Abreu para ser um mirante – naquele que era, então, o ponto mais alto da capital urbanizada.

Nos anos 1920, o local foi sede da primeira rádio do Paraná, a Rádio Clube Paranaense; depois, Observatório Astronômico da antiga Faculdade de Engenharia do Paraná e, em 1962, sede da União Cívica Feminina Paranaense. Já nos anos 2000, foi posto da Polícia Militar e, entre 2012 e 2014, o primeiro Centro Estadual de Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua. Durante as obras de revitalização, foram feitos o restauro interno e externo do edifício.

Matérias Relacionadas

Primeira obra de Alfredo Andersen no Brasil é doada ao…

“Porto de Cabedelo” revela paisagem da chegada do pintor ao Brasil Ao chegar no Brasil, o pintor Alfredo Andersen (1860-1935) retratou a paisagem que avistava,…

Leia mais

Conheça as histórias por trás da sede da ABA, nosso…

Escritório atua no mesmo endereço há 20 anos, preservando a história e a memória da capital paranaense Atender seus clientes em todas as demandas jurídicas…

Leia mais

Veja como a ABA uniu tecnologia e natureza no mundo…

Criação de salas para audiências online com janelas de vidro permite silêncio e conforto Com a intensificação da transformação digital durante a pandemia da covid,…

Leia mais