Orquestra Sinfônica do Paraná celebra 40 anos com programação especial - Andersen Ballão Advocacia

Artigos e Publicações

Orquestra Sinfônica do Paraná celebra 40 anos com programação especial

Publicado em 08/07/2025

Presente desde a criação do IAOSP, ABA acompanha as apresentações especiais da Orquestra

 

A Orquestra Sinfônica do Paraná comemora seus 40 anos com uma intensa programação de concertos e ações culturais que reforçam sua posição como um dos maiores ícones orquestrais do Brasil. Criada em 1985, a OSP já realizou mais de mil apresentações e construiu um repertório que atravessa gerações, com mais de 900 obras de cerca de 250 compositores.

Para celebrar quatro décadas de música, o conjunto vem promovendo uma série de apresentações especiais. A interpretação da Sinfonia nº 2 – Ressurreição, de Gustav Mahler, com cerca de 200 artistas no palco e mais de 6 mil espectadores entre os dias 28 de maio e 1º de junho, simbolizou o ponto alto da celebração pelos 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná. No entanto, toda a programação de 2025 foi especialmente desenhada para marcar esse importante aniversário. Entre os destaques está a série “OSP no Museu Niemeyer”, dedicada ao repertório do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. Com apresentações bimestrais no vão livre do MON e entrada gratuita, a série teve início em fevereiro e segue até dezembro. A última edição, realizada em 6 de julho, reuniu mais de 1.800 pessoas.

Desde a fundação do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP), a Andersen Ballão Advocacia mantém uma relação próxima com o corpo orquestral. O escritório compartilha com o IAOSP o compromisso com o fortalecimento da cultura no estado. O sócio-fundador da ABA, Dr. Wilson José Andersen Ballão, foi presidente do IAOSP e atualmente ocupa o cargo de presidente de honra. A advogada Marcella Souza Carvalho, sócia do Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor da ABA, também integra a atual diretoria do Instituto.

Ambos têm acompanhado as apresentações comemorativas, reforçando o engajamento da ABA na promoção de iniciativas culturais relevantes. “Ver a plateia cheia de emoções e aplausos ao final de cada concerto é a prova de que iniciativas como as do IAOSP fazem diferença no acesso do público à arte”, afirma Marcella.

Como parte das celebrações, o IAOSP também está produzindo um documentário especial sobre a história da Orquestra. Dividido em quatro episódios no formato de websérie, o material será publicado no YouTube do IAOSP e do Teatro Guaíra. Nosso sócio-fundador, Dr. Ballão, também estará presente no documentário, contribuindo com um depoimento sobre sua relação com o corpo sinfônico. A produção reúne depoimentos de músicos, maestros, trabalhadores da arte e convidados, resgatando memórias e bastidores que marcaram a trajetória da OSP.

Trechos do documentário já estão disponíveis no Instagram da Orquestra Sinfônica do Paraná (@orquestrasinfonicaparana) e do Instituto de Apoio à Orquestra (@apoiosinfonicaparana), com destaque para o depoimento do maestro João Carlos Martins, convidado especial dos concertos de 2024.

 

Crédito da foto: Vitor Dias/Governo do Paraná

Matérias Relacionadas

Novas gerações impulsionam a filantropia empresarial

Lideranças mais atentas à sustentabilidade e à equidade social impactarão positivamente o investimento social privado A 4ª edição da Pesquisa Doação Brasil, realizada pelo Instituto…

Leia mais

Impacto operacional do IBS e CBS exige preparo das empresas

 Fase ‘teste’ começa em 2026, mas ajustes de sistemas poderão ser feitos a partir do final de 2025 A fase de transição da Reforma Tributária…

Leia mais

Justiça reconhece direito de redução de jornada para pais que…

Empresas devem zelar pela adequação da rotina do trabalhador Conciliar responsabilidades profissionais com os cuidados exigidos por filhos com deficiência é um desafio que vai…

Leia mais