Nota | Canadá adota a Apostila de Haia a partir de 2024
Publicado em 30/11/2023
Conforme nota do governo canadense, o país aderiu formalmente à Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, também conhecida como “Convenção da Apostila de Haia”.
A Apostila de Haia é uma certificação padronizada de autenticidade e origem de documentos, que permite que se assegure a validade de documentos emitidos no exterior. Nesse sentido, documentos canadenses, como, por exemplo, certidões de nascimento, certidões de casamento, extratos de registro comercial de empresas e procurações, dentre outros, poderão ser apostilados, ou seja, certificados com a Apostila de Haia.
A Apostila será aceita em qualquer um dos países partes da Convenção, facilitando os trâmites de legalização de documentos, que se tornam mais econômico e simplificados, uma vez que se elimina a necessidade de legalização consular, atualmente exigida para a confirmação da autenticidade de documentos canadenses.
A Apostila de Haia será efetivamente adotada pelo Canadá a partir de 11 de janeiro de 2024. Até lá, a autenticação de documentos canadenses dependerá da respectiva “consularização”.
Artigos Relacionados
ESG como exigência nos contratos públicos e privados:…
*Isabela da Rocha Leal Nos últimos anos, a pauta dos princípios ESG (ambientais, sociais e de governança) deixou de ocupar apenas o espaço dos…
Leia maisRetrospectiva INPI e novidades de 2025
*Equipe de Direito Digital O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) apresentou diversas novidades para a propriedade industrial em 2025. O órgão, buscando seguir tendências…
Leia maisDispute Boards: prevenção de conflitos e eficiência contratual
*Lorena Geiger Hauser e Luciana de Sousa Carboni Com um número estimado em 80 milhões de processos judiciais em andamento, o Brasil é amplamente…
Leia mais