Artigos e Publicações

Nota | Exigência de visto para cidadãos australianos, canadenses a americanos terá início em 2024

Publicado em 30/11/2023

Brasil volta a exigir visto para cidadãos australianos, canadenses e americanos em 2024

 

Conforme nota do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, de 29 de agosto de 2023, a exigência de visto para cidadãos da Austrália, do Canadá e dos EUA, inicialmente prevista para entrar em vigor no dia 1º de outubro, foi adiada para 10 de janeiro de 2024.

O Decreto nº 11.515 de maio de 2023 estabeleceu que cidadãos australianos, canadenses, americanos e japoneses deveriam solicitar visto para visitas ao Brasil. Posteriormente, os governos brasileiro e japonês acordaram uma isenção recíproca sobre vistos de visita para viagens de até 90 dias, em vigor desde 30 de setembro de 2023, por um período de 3 anos. Assim sendo, imigrantes japoneses foram dispensados da exigência imposta pelo decreto.

Em virtude de negociações também com os governos da Austrália, do Canadá e dos EUA, o Ministério das Relações Exteriores divulgou a referida nota, suspendendo provisoriamente a exigência de visto para cidadãos destes países que entrem no Brasil até 10 de janeiro de 2024, ainda que as respectivas viagens se encerrem após esta data.

A Andersen Ballão Advocacia está à disposição para esclarecimentos sobre a necessidade de vistos de visita, bem como para a organização de documentos e demais procedimentos migratórios.

Artigos Relacionados

Nota | Prorrogada até abril de 2024 a…

De acordo com o Decreto nº 11.875 de 4 de janeiro de 2024, a implementação da obrigação de visto para nacionais da Austrália, Canadá e…

Leia mais

Mudanças nas regras sobre nacionalidade brasileira

*Michele Hastreiter e Mariane Silverio No âmbito do Direito Constitucional, 2023 ficou marcado por mais uma mudança nas regras que disciplinam a nacionalidade brasileira. Com…

Leia mais

Nota | Visto temporário e autorização de residência…

Em outubro de 2023, entrou em vigor a Portaria Interministerial nº 40, implementando o Acordo sobre a Mobilidade entre os Estados-Membros da Comunidade dos Países…

Leia mais