Artigos e Publicações

Consultoria jurídica ajuda empresas a prevenirem riscos

Consultoria jurídica ajuda empresas a prevenirem riscos

Publicado em 12/02/2020

Contratos sociais mal redigidos, uma proliferação de processos trabalhistas e um planejamento tributário ineficaz são alguns exemplos de problemas enfrentados pelas empresas que negligenciam a consultoria jurídica, serviço que oferece aos empreendedores uma análise ampla de questões tributárias, trabalhistas e contratuais do negócio, entre outras.

Seja para empresas nascentes ou em qualquer processo de transição, a prática se mostra a melhor opção para evitar gastos excessivos ou até o fechamento do negócio, problema que vitimou mais de 300 mil empresas de 2014 a 2017, de acordo com o estudo Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, realizado pelo IBGE.

Independentemente do ramo de atividade empresarial, a consultoria traz um apoio fundamental para a tomada de decisões. Na prestação dessa atividade, a Andersen Ballão Advocacia (ABA) oferece sua expertise de 40 anos no mercado brasileiro e internacional. “Essa é a única forma para o empreendedor ter certeza de receber orientação jurídica correta e avaliar de forma ampla quais medidas devem ou não ser adotadas”, explica o gerente jurídico da ABA, Gil Justen.

No caso de negócios inovadores, exige-se um cuidado ainda maior para que as orientações sigam as particularidades do setor em questão. Outra atenção necessária é quanto à experiência do profissional, que deve ser advogado habilitado.

“Profissionais de outras áreas podem colaborar com informações técnicas sobre determinados aspectos da atividade econômica, mas a análise e interpretação da legislação é atividade exclusiva de advogados”, salienta Justen.

Multiareas

Um grande trunfo do empresário é contar com um escritório multidisciplinar para receber uma consultoria jurídica completa. Isso porque uma consulta simples, que busque otimizar gastos em uma determinada área, pode acabar esbarrando em outra, o que só amplia o problema.

Para ilustrar, o advogado sugere um caso hipotético: “Podemos pensar em uma empresa que deseja incluir uma nova atividade em seu objeto social para solucionar questões tributárias. Essa providência pode trazer impacto no enquadramento sindical e alterar as regras de direito coletivo do trabalho aplicáveis ao quadro de pessoal, gerando dificuldades de natureza trabalhista”.

Esse tipo de preocupação pode ser evitada com o trabalho de uma equipe jurídica interdisciplinar e bem entrosada, que consiga trazer soluções jurídicas harmônicas e adequadas a cada caso.

Matérias Relacionadas

A Curitiba de 331 anos e os alemães

No longínquo ano de 1833, chegaram a Curitiba Michael Müller e sua esposa Ana Krantz. Vindos da Alemanha, tinham se estabelecido inicialmente na cidade de…

Leia mais

Advogadas da ABA no ranking Análise Advocacia Mulher 2024

O Análise Advocacia Mulher 2024 traz um ranking das advogadas mais admiradas, conforme o número de vezes que cada profissional é reconhecida em pelo menos…

Leia mais

Arte e solidariedade

A exposição “Amor Arte Amor Criança” foi realizada no dia 12 de dezembro do ano passado na sede da Andersen Ballão Advocacia, em Curitiba, e…

Leia mais