Artigos e Publicações

Ano de incertezas motivou inovação e  maior proximidade com clientes

Ano de incertezas motivou inovação e maior proximidade com clientes

Publicado em 17 de dezembro de 2020

Repercussão positiva e grande participação nos webinars da ABA comprovam que, mais do que nunca, é tempo de colaboração

 

Neste ano de tantas mudanças, vimos o cenário econômico brasileiro sofrer grandes impactos. De acordo com um estudo da Dell Technologies, 92% das empresas brasileiras precisaram reinventar seu modelo de negócio, o que inclui, principalmente, a aceleração da digitalização dos processos.

Trabalhar juntos, ainda que a distância, foi a saída encontrada pela ABA para auxiliar seus clientes a ultrapassar os desafios trazidos pelo ano de 2020. Assim que surgiram as novas imposições da pandemia, em março, toda nova legislação referente à crise da covid-19 foi detalhada e explicada aos nossos parceiros. Foram mais de 40 informes, distribuídos com rapidez após as promulgações oficiais. Essa foi uma forma de apoio apreciada pela comunidade empresarial.

Outra ação do escritório foi a realização de sete webinars relacionados às principais dúvidas que surgiram sobre a nova realidade. Foram abordadas questões trabalhistas ligadas ao combate da covid-19, a renegociação de contratos dos mais diversos tipos, mas também temas pontuais prementes do atual cenário econômico: o ICMS Importação, o compliance ambiental e aduaneiro, o programa automotivo Rota 2030, a documentação e aspectos tributários e trabalhistas das migrações laborais para o Brasil e a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados.

A resposta dos clientes e parceiros e da comunidade empresarial em geral foi muito boa, devido à oportunidade de receber de forma objetiva explicações sobre temas complexos da rotina jurídica. Foi possível ainda enviar perguntas pelo chat do sistema durante os eventos digitais, o que aproximou as equipes de seus interlocutores.

“Apesar de nossa atuação remota, necessária para garantir a saúde de todos, mantivemos um espírito de cooperação cada vez mais presente”, explica o gerente jurídico da ABA, Gil Justen Santana. “O escritório reforçou seus laços, atendeu os clientes sem limitação de horário, nos momentos mais críticos, e agora continua atuando de forma intensa, pois também é nossa função cooperar com a sociedade e trabalhar para que a economia seja retomada o quanto antes.”

Com todo esse empenho, pelo 13º ano consecutivo, o escritório ficou entre os mais admirados do país, segundo o ranking Advocacia 500 organizado e publicado pela Revista Análise Editorial. Esse resultado confirma a excelência de todos os times da casa. A ABA também está mais presente do que nunca nas redes sociais, de maneira sóbria e profissional, levando informação pertinente e aprofundada. Da mesma forma, nossos advogados colaboram frequentemente com a imprensa, compartilhando conhecimento com o público graças ao alto grau de especialização das equipes.

Para o próximo ano, a perspectiva é de ainda mais trabalho. “Seguimos elevando diariamente nosso padrão de qualidade, sempre com foco em resultados ágeis e completos para nossos clientes”, finaliza Justen.

SERVIÇO
Assista a todos os seminários digitais da ABA realizados em 2020:
Basta entrar em nosso canal no YouTube:
http://bit.ly/37syxkz

Matérias Relacionadas

Advogados da ABA participam de  discussão tributária na OAB/PR

Advogados da ABA participam de discussão tributária na OAB/PR

Evento digital foi considerado um dos mais importantes em uma década, pela amplitude de temas e inovações abordadas   Entre os dias 15 e 17…

Leia mais
Advogados da ABA participam de  discussão tributária na OAB/PR

Advogados da ABA participam de discussão tributária na OAB/PR

Evento digital foi considerado um dos mais importantes em uma década, pela amplitude de temas e inovações abordadas   Entre os dias 15 e 17…

Leia mais
Nova normativa Radar atualiza comércio exterior

Nova normativa Radar atualiza comércio exterior

Empresas, importadores e exportadores devem atentar para o enquadramento correto e o prazo de validade do registro     A desburocratização do setor aduaneiro segue…

Leia mais